segunda-feira, 25 de abril de 2016

Troféus desportivos na nossa Europa

Os alunos do 8.º ano, que integraram o intercâmbio europeu com a Polónia - Blonie, entregaram os troféus conquistados nos encontros de voleibol e de futebol ao senhor Diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Dr. José António Martins Rocha.
Foi numa pequena cerimónia, na biblioteca, onde essa entrega foi realizada, na presença do senhor Presidente da APEEALC, senhor enfermeiro Luís Monteiro. Os alunos agradeceram ao senhor Diretor, também, por lhes ter proporcionado tão importante e enriquecedora experiência, pedindo-lhe para que mais projetos destes se continuem a fazer, uma vez que a Europa e o mundo do trabalho os espera, necessitando deste conhecimento prévio da realidade europeia e de constatar o quanto é crucial conhecer outras culturas e compreendê-las.

Obrigado, senhor Diretor.
Contamos consigo para próximos "desafio"s europeus que nos envolvam a nós, alunos, e, claro, os nossos professores, pois sem eles nada seria possível.

Os alunos do 8.º ano do intercâmbio europeu "Me, you and the others in Europe" 
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego



quinta-feira, 21 de abril de 2016

Momentos interculturais - Polónia


Os intercâmbios escolares entre alunos e professores de outros países europeus são oportunidades imprescindíveis para a interação, a troca de ideias e a partilha de metodologias que enriquecem todos os que neles se envolvem.
Promover a cooperação e os intercâmbios entre pessoas e instituições facilita a partilha de informação e de experiências entre os diversos sistemas de ensino e formação europeus, no sentido de estes se estabelecerem como referência mundial de qualidade.
Alunos e professores do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em Lamego, estiveram em Blonie – Polónia (próximo de Varsóvia) num intercâmbio que muito contribuiu para o enriquecimento pessoal, científico e pedagógico de todos – “Me, you and the others in Europe”.
A promoção da partilha da identidade europeia entre os alunos, professores, pais, escola e organizações locais, o confronto de estilos de vida (os alunos ficaram acomodados em casas de famílias desta localidade, acontecendo o mesmo com os professores), assim como a interação e partilha de experiências pedagógicas entre docentes, construíram um verdadeiro tesouro mobilizador entre os dois países: Portugal e Polónia.
Toda a comunicação foi feita em língua inglesa e todo o trabalho desenvolvido em Blonie centrou-se no estímulo ao espírito crítico, no fomento de atitudes de solidariedade e de tolerância face a outras línguas e a outras culturas e apelou à inovação e à criatividade dos alunos. Foi entendido como um contributo para atingir as metas definidas no Projeto Educativo do Agrupamento, proporcionando uma maior abertura a outras realidades, em particular à dimensão internacional, desenvolver a qualidade do ensino, através do trabalho de cooperação transnacional e da mobilidade de alunos e de pessoal educativo, utilização das tecnologias de informação e comunicação e o reforço da aprendizagem de línguas estrangeiras.
O programa da receção aos parceiros portugueses contou com uma receção oficial na sala nobre da Câmara Municipal de Blonie, participação em aulas de alunos e de professores, lecionação de aulas a alunos polacos pelos docentes do Agrupamento de Escolas Latino Coelho (de várias disciplinas, mas em língua inglesa) competições desportivas, convívio com toda a comunidade educativa dessa cidade, visitas de estudo a Cracóvia, Auschwitz e Varsóvia (cidade, museus de Frédéric Chopin e Marie Curie, Centro de Ciência Copérnico, entre outros), um encontro com o representante do Instituto Camões em Varsóvia, culminando com uma breve visita a alguns espaços da Universidade da capital da Polónia.
Sobressai a ideia de que os alunos tiveram a oportunidade de comunicar mais em inglês e de vivenciar experiências em espaços mais desafiadores, comparativamente com a tradicional aprendizagem na sala de aula. De facto, este intercâmbio conseguiu uma aprendizagem fora dos limites da sala de aula, ora nas famílias de acolhimento, onde a aprendizagem foi enriquecida pelos afetos do quotidiano, ora junto dos colegas e professores polacos.

Ninguém aprende no vazio e as aprendizagens partem sempre da experiência anterior do indivíduo. É a partir da experiência pessoal direta numa situação que se estimula o pensamento e que se constrói o conhecimento. A consciência cívica constrói-se através do desenvolvimento de atitudes e de comportamentos modelados por valores consensualmente aceites, como a democracia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito pelo próximo. São atitudes/valores que estão na base da desejável cidadania activa.

Podem consultar a página web da escola polaca assim como a página do facebook do grupo Portugalia: 
https://gim1blonie.edupage.org/album/?
https://www.facebook.com/groups/950038711759591/?fref=ts

                                                         Isilda Lourenço Afonso


                                       Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Um rei com coragem




Este poema foi escrito por alunas, baseado na leitura do livro "Um grão de café", de Olinda Beja.
Foi apresentado à escritora aquando da sessão de apresentação desta obra, no âmbito da Semana da Leitura.

Vou contar-vos uma história
A história de um grão de café
A história de um rei sem herdeiro
Mas não fiquem de pé.

Era uma vez um rei
Que não tinha herdeiro
Não sabia o que fazer
Nem como este problema resolver.

- Minha majestade,
O reino está bem entregue
à criança que melhor plantar
Um pequeno grão de café.

No ano seguinte,
O desfile começou
E com grandes aplausos do Rei
Tudo se transformou.

Quase todas as crianças
Traziam uma planta
Mas Paguê não,
Apesar do seu esforço
Muitas vezes tentado
Com o seu grão refinado.

Paguê contou ao Rei
O que lhe tinha sucedido
E perguntou-lhe
Porque é que a sua planta
Não tinha florescido.

O Rei declarou
Que Paguê seria o novo Rei
E toda a multidão barafustou
Contra a sua razão.

O Rei explicou
A sua opinião
Por que escolheu Paguê como rei
Por uma simples razão.
 
- Eu escolhi Paguê
Para meu herdeiro,
Porque foi o único
Que trabalhou e se esforçou.
Foi um verdadeiro trabalhador
E um ótimo “guerreiro”.



Ana Francisca Gonçalves
Matilde Pinto
Sara Monteiro
5º B - AE Latino Coelho