Através do conhecimento desvendamos o mundo e descobrimos a sua história. Todas as áreas científicas como as Ciências e a Matemática permitem alcançar esse conhecimento. A arte na educação é uma forma e um recurso poderoso para de desenvolver a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico tão importantes ao longo da vida de cada cidadão. Por isso, é importante que as crianças tenham acesso não só à história da arte como a materiais e técnicas que lhes proporcionem situações de aprendizagem significativas e transformadoras. Aprender com as artes é um paradigma que em alguns países do mundo tem possibilitado sucessos na forma como se ensina e aprende levando a uma articulação e flexibilidade curriculares que facilita o reconhecimento que o aluno tem de si em relação aos outros. Além disso, tem contribuído para a construção da perceção do mundo, como expressá-la e até recriá-la.
Um dos projetos Erasmus+ do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, “Aprender com as Artes”, tem vindo a ser operacionalizado desde o início do ano letivo 2017/18, com alunos entre os 10 e os 12 anos de idade. A articulação entre a Matemática, as Ciências, as artes e a língua inglesa tem sido uma realidade. Na mobilidade a Pielavesi, na Finlândia, entre 10 e 17 de março,
os alunos que estão a desenvolver este projeto em alguns países europeus, experienciaram, deram a conhecer, interagiram e criaram situações em que todos, inclusivamente professores, puderam constatar que a arte é um percurso e uma alavanca para o conhecimento dos outros e do meio envolvente. Apesar das temperaturas baixíssimas não foi obstáculo para que as atividades programadas não se realizassem. Mesmo a neve, pescar no gelo, pintar e construir objetos de madeira, tocar, representar e contar histórias foram momentos de aprendizagem articulada com todas as outras disciplinas. Todos os países envolvidos também apresentaram atividades, aulas e assistiram a aulas com alunos finlandeses questionando e envolvendo-se de forma criativa e numa atitude de descoberta.
No final há que avaliar os dias de trabalho e também de lazer, claro. Após a análise dos questionários e de entrevistas, que se foram colocando ao longo dos dias em que permaneceram em Pielavesi, em relação às atividades preparadas pela escola de acolhimento e realizadas por alunos convidados, preencheram as diretrizes e requisitos propostos no projeto:
- Envolvimento de todos na aprendizagem por pares.
- Todos os alunos vindos de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Roménia, Polónia, Grécia e finlandeses, que nos receberam, participaram em tarefas de projeto com diferentes tópicos relacionados com a Geografia, o ambiente natural (Ciências), História e cultura do país anfitrião.
- O trabalho de grupo e colaborativo foram formas de promover a interação e o conhecimento pessoal e coletivo.
- Verificou-se um melhor conhecimento dos alunos sobre o país anfitrião. - Desenvolveram-se as competências linguísticas dos alunos e professores.
Alunas e Professores que participaram na Mobilidade a Pielavesi - Filândia
Agrupamento de escolas Latino Coelho, Lamego