domingo, 27 de outubro de 2019

Erasmus+: Letónia, um país singular e com História! “The Young Knights of the round European Table”


Durante uma semana, entre 12 e 19 de outubro, alunos e professores de Itália, Polónia, Portugal (Agrupamento de Escolas latino Coelho) e Letónia encontraram-se em Kalsnavas – Madonas, na Letónia. Este encontro de parceiros Erasmus+, KA2, tinha como objetivos a troca de experiências entre professores, ao nível da sala de aula, atividades desenvolvidas ao longo do primeiro ano do projeto e apresentação de trabalhos realizados pelos alunos de cada país. O objeto de estudo deste projeto, The Young Knights of the round European Table, é amplo e diversificado, preocupando-se com a cultura, usos e costumes de cada país envolvido, sobretudo no que se refere à gastronomia, numa perspetiva de saúde e bem-estar.
Nesta deslocação à Letónia, os alunos portugueses puderam conhecer, durante dois dias, a capital deste país do Báltico, a sua história, monumentos, ruas históricas, contando com uma guia que sempre abordou os pontos de interesse de Riga de uma forma leve, engraçada e muito esclarecedora. “O povo letão foi, realmente, um dos povos que mais sofreu ao longo da História da Europa”, concluíram os nossos alunos. Valeu a pena percorrer Riga e saborear as suas lendas, pois cada canto desta capital tem uma história para contar, por vezes terrível, por vezes intrigante!
Em Kalsnavas, mais precisamente na Kalsnavas pamatskola, os dias foram muito intensos! As atividades escolares decorreram dentro da sala de aula, nos espaços exteriores do edifício escolar e em visitas de estudo, para conhecimento dos parques naturais, animais, empresas e entidades autárquicas, responsáveis pelo acompanhamento e colaboração com este projeto. Três workshops sobre iguarias gastronómicas deste país foram realizados na escola e em locais apropriados à sua consecução, em que os alunos e professores foram os verdadeiros Chefs de cozinha e com “as mãos na massa”.
Foram três desafios não só às capacidades e destrezas manuais e de culinária, mas também à utilização da língua inglesa para a elaboração das ementas e sua confeção. No final, a troca de ideias sobre estas iguarias letãs, foram objeto de comparação com as de cada país. Foram momentos que produziram conhecimento e interação verbal, uma vez que também os pais intervieram, dando ajudas na confeção e explicação das escolhas das ementas.
A hora da partida chegou! Valeu a pena conhecer mais um país, mais pessoas, mais lugares e compreender o quanto são importantes a diversidade e o diálogo intercultural. Só com projetos assim é que a vida escolar consegue ter sabor e motivar para a aprendizagem.

Isilda Lourenço Afonso
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

sábado, 14 de setembro de 2019

Erasmus+ - Multilingualism for a Sustainable Society (TPM - Garmisch-Partenkirchen)




From 4th to 6th September we had our second Transnational Project Meeting of our Erasmus+ Project "Multilingualism for a Sustainable Society". This time it was in Garmisch-Partenkirchen. In a really nice atmosphere, we worked, we laughed, we wondered, we wandered, we shared the meals, we shared our thoughts, we settled what was left to do and we looked ahead to the last year of our fantastic project.
We were happy when a journalist from the local newspaper came to meet us and took a photo to share with everybody.
The working days and the interaction among teachers to reflect and evaluate the syeps taht we already have done was an excellent experience. The colaborative work was a reality! 

Here we go again!

Isilda, Lurdes, Ema, Fátima and Otelinda




quinta-feira, 13 de junho de 2019

Erasmus+, Meeting in Lamego: "Learning with the Arts"


Em ambiente escolar ensina-se a imaginar mundos possíveis. Aprende-se a romper com o estabelecido, a modificar o ambiente, a interagir com os outros, a criar e a transformar. Aprender as línguas ou disciplinas artísticas na escola é enfrentar o desafio de viver com os diferentes e valorizar a diversidade. A escola é o lugar por excelência onde coexistem coisas diferentes: corpos diferentes, olhares diferentes, espaços diferentes, tempos diferentes, resoluções diferentes, modos diferentes de fazer, dizer, pensar. A arte ensina a colocar em discussão estes conceitos que nos cruzam e enquadram: Corpo, Olhar, Espaço, Tempo, procedimentos, dispositivos, etc.
A arte contemporânea desafia-nos a usar a cultura, reprogramar trabalhos existentes, habitar estilos e formas, fazer uso de imagens, usar a sociedade como um repertório de formas, portanto desafia-nos a conhecer essas formas, a reinventá-las, a ressignificá-las.
É na escola, e noutros espaços que com ela se cruzam, onde a articulação de saberes e de ideias estão constantemente a interagir. Falamos por isso em ensino da arte pela prática interdisciplinar através de perceções e experimentações que causam pluralidade. É através dessa multiplicidade e diversidade que no projeto Erasmus+, KA2, “Learning with the Arts”, no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, desenvolvemos e promovemos as manifestações espontâneas, através de atividades nos mais variados campos: a
rtes visuais, cénicas, música, dança, TIC em estreita parceria com o currículo das Ciências, Matemática, Inglês, História e Geografia.
 A aprendizagem foi dividida por meio das organizações dos conhecimentos que naturalmente se completavam, manifestando o nosso compromisso nas práticas educativas de intercâmbio e dando a oportunidade aos discentes de construírem e desenvolverem competências e habilidades a partir da interdisciplinaridade, proporcionada pelas artes. Nessa abordagem destacou-se a importância de obter um tratamento artístico apropriado aos diferentes conteúdos aplicados.
No encontro realizado entre 20 e 24 de maio em Lamego, com professores e alunos de Portugal, Finlândia, Alemanha, Grécia, Polónia, Roménia, Itália e Espanha, foi o culminar de todas as atividades dos oito países que interagem e trocam ideias e metodologias inovadoras, numa perspetiva de flexibilidade, de autonomia e de compreensão do mundo através de conteúdos disciplinares e as várias facetas do mundo da arte. Foram momentos de muito trabalho e de muita troca de conhecimento que teve uma colaboração estreita entre alunos, professores e Direção do AELC, mas também de representantes da comunidade educativa local e nacional. Os workshops na escola, no Museu de Lamego, na UTAD, no Conservatório de Música de Vila Real e no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, em Lazarim, revelaram todo o mundo envolvente de arte que nos rodeia e o que de pedagógico ele tem para nos oferecer na aprendizagem de outras disciplinas.
Agradecemos o apoio e colaboração da Câmara Municipal, do Museu de Lamego, da UTAD, do Conservatório de Música de Vila Real e do CIMI, assim como da Direção-Geral de Educação que esteve representada pelo senhor Professor Carlos Pais, em nome da Equipa de Educação Artística deste organismo do MEC.


 Alunos e Professores do Projeto Erasmus+: Learning with the Arts
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego