domingo, 27 de outubro de 2019

Erasmus+: Letónia, um país singular e com História! “The Young Knights of the round European Table”


Durante uma semana, entre 12 e 19 de outubro, alunos e professores de Itália, Polónia, Portugal (Agrupamento de Escolas latino Coelho) e Letónia encontraram-se em Kalsnavas – Madonas, na Letónia. Este encontro de parceiros Erasmus+, KA2, tinha como objetivos a troca de experiências entre professores, ao nível da sala de aula, atividades desenvolvidas ao longo do primeiro ano do projeto e apresentação de trabalhos realizados pelos alunos de cada país. O objeto de estudo deste projeto, The Young Knights of the round European Table, é amplo e diversificado, preocupando-se com a cultura, usos e costumes de cada país envolvido, sobretudo no que se refere à gastronomia, numa perspetiva de saúde e bem-estar.
Nesta deslocação à Letónia, os alunos portugueses puderam conhecer, durante dois dias, a capital deste país do Báltico, a sua história, monumentos, ruas históricas, contando com uma guia que sempre abordou os pontos de interesse de Riga de uma forma leve, engraçada e muito esclarecedora. “O povo letão foi, realmente, um dos povos que mais sofreu ao longo da História da Europa”, concluíram os nossos alunos. Valeu a pena percorrer Riga e saborear as suas lendas, pois cada canto desta capital tem uma história para contar, por vezes terrível, por vezes intrigante!
Em Kalsnavas, mais precisamente na Kalsnavas pamatskola, os dias foram muito intensos! As atividades escolares decorreram dentro da sala de aula, nos espaços exteriores do edifício escolar e em visitas de estudo, para conhecimento dos parques naturais, animais, empresas e entidades autárquicas, responsáveis pelo acompanhamento e colaboração com este projeto. Três workshops sobre iguarias gastronómicas deste país foram realizados na escola e em locais apropriados à sua consecução, em que os alunos e professores foram os verdadeiros Chefs de cozinha e com “as mãos na massa”.
Foram três desafios não só às capacidades e destrezas manuais e de culinária, mas também à utilização da língua inglesa para a elaboração das ementas e sua confeção. No final, a troca de ideias sobre estas iguarias letãs, foram objeto de comparação com as de cada país. Foram momentos que produziram conhecimento e interação verbal, uma vez que também os pais intervieram, dando ajudas na confeção e explicação das escolhas das ementas.
A hora da partida chegou! Valeu a pena conhecer mais um país, mais pessoas, mais lugares e compreender o quanto são importantes a diversidade e o diálogo intercultural. Só com projetos assim é que a vida escolar consegue ter sabor e motivar para a aprendizagem.

Isilda Lourenço Afonso
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego