O Projeto Erasmus+ "Tell me a Story, please!" foi, ao longo deste último ano, um dos responsáveis pelas temáticas que desenvolvemos nas aulas e, claro, no clube de escrita criativa.
Deixamos aqui um pequeno texto e fotos dos momentos que foram
vividos ao longo de uma semana no Agrupamento de Escolas Latino Coelho. Fantástico!
Uma educação de qualidade fornece recursos e direciona políticas que envolvem ativamente o aluno, a escola e a comunidade em geral no acesso à aprendizagem e fornece os resultados necessários para que indivíduos, comunidades e sociedades prosperem. Permite que as escolas se alinhem e se integrem totalmente com as suas comunidades e acedam a uma variedade de serviços em todos os setores projetados para apoiar o desenvolvimento educacional dos seus alunos.
Uma educação de qualidade é, segundo a ONU, “sustentada por três pilares fundamentais: garantir o acesso a professores de qualidade; proporcionar o uso de ferramentas de aprendizagem de qualidade e desenvolvimento profissional e o estabelecimento de ambientes de aprendizagem de qualidade seguros e de apoio”.
O objetivo 4 de
Desenvolvimento Sustent
ável, “Educação de Qualidade”, apela a uma educação que
não seja simplesmente um sistema de entrega de conteúdos; em vez disso, é um
sistema projetado para ajudar todas as crianças a atingirem o seu pleno
potencial e entrar na sociedade como cidadãos plenos e produtivos. A educação
deve assumir plenamente o seu papel central em ajudar as pessoas a construir
sociedades mais justas, pacíficas e tolerantes. Segundo a UNICEF, “a educação
de qualidade envolve especificamente questões como o desenvolvimento de
competências apropriadas, igualdade de género, provisão de infraestrutura
escolar relevante, equipamentos, materiais e recursos educacionais e bolsas de
estudo”.
Esta temática, educação de qualidade, foi o centro de toda a mobilidade Erasmus+ que se realizou em Lamego, no Agrupamento de Escolas Latino Coelho. Ao longo de uma semana, alunos e professores da Suécia, Espanha, Itália, Roménia, França e, claro, Portugal, articularam os seus contributos pedagógicos, literários e científicos, com uma das obras de José Saramago “O conto da ilha desconhecida”, em que o sonho, a descoberta de si, a crítica social e a capacidade de criticar e de refletir foram o fulcro de todas as atividades desenvolvidas quer na escola, quer na comunidade.
Além dos workshops, apresentações e trabalhos
interativos dos alunos, também outras atividades e situações de aprendizagem
foram proporcionadas aos nossos parceiros europeus, dando a conhecer a nossa
região, tradições e diversidade cultural e patrimonial que a nossa cidade e
região oferecem e proporcionam aos jovens, numa participação cidadã, ativa
europeia.
O projeto “Tell me a Story, please!”, tem sido um instrumento fundamental para a construção de um Espaço Europeu da Educação, apoiando a implementação da cooperação estratégica europeia no domínio da educação e formação. Além disso, tem sido fundamental para promover a cooperação, o conhecimento e a partilha de experiências no contexto literário de cada país envolvido e na reflexão do que realmente uma educação de qualidade proporciona num mundo tecnológico, digital e do conhecimento.
Alunos e professores do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
Clube de Escrita Criativa