sábado, 22 de abril de 2023

Projeto Erasmus+ "Vacinas: passado e presente - uma abordagem de género na Ciência"


As vacinas ajudam o nosso corpo a criar anticorpos protetores - proteínas que ajudam a combater infeções. Ao vacinarmo-nos, protegemo-nos e também evitamos a transmissão de doenças evitáveis para outras pessoas da comunidade.

As vacinas funcionam ensinando o sistema imunológico do corpo a reconhecer e defender-se contra vírus ou bactérias prejudiciais antes de contrairmos uma infeção e reduzir a probabilidade de contrair certas doenças infeciosas.

As vacinas reduzem os riscos de contrair uma doença, trabalhando com as defesas naturais do nosso corpo para criar proteção. Quando recebemos uma vacina, o nosso sistema imunológico responde. Agora temos vacinas para prevenir doenças potencialmente fatais, ajudando pessoas de todas as idades a viverem vidas mais longas e saudáveis.

 A imunização atualmente previne de 3,5 a 5 milhões de mortes todos os anos por doenças como difteria, tétano, coqueluche, gripe e sarampo. A imunização é uma componente essencial da atenção primária à saúde e um direito humano indiscutível. É também um dos melhores investimentos em saúde que o dinheiro pode comprar.
As vacinas também são essenciais para a prevenção e controle de surtos de doenças infeciosas.
Elas sustentam a segurança da saúde global e serão uma ferramenta vital na batalha contra a resistência antimicrobiana.

Partindo de todos estes princípios, os alunos e professores do Agrupamento de Escolas latino Coelho, Lamego, têm vindo a desenvolver um projeto Erasmus+ sobre esta temática tendo em conta que são elas as responsáveis pelo nosso bem-estar no presente e no futuro, o escudo invisível para nos protegerem de doenças que hoje matam ou nos deixam com problemas graves de saúde.

O tema é “Vacinas: passado e presente” e temos como parceira uma escola espanhola que, com a mesma base de estudo, tem vindo a estudar as vacinas numa abordagem de género. “Vacinas: passado e presente, uma abordagem de género na Ciência”.

Entre 17 e 21 de abril tivemos uma equipa de professores e de alunos espanhóis (IES Ordes, A Coruña) no nosso agrupamento para troca de experiências e de discussão de resultados até agora conseguidos, com momentos de debate e de preparação para os próximos passos neste projeto tão similar.


Ao longo dessa semana, os alunos interagiram em aulas, puderam partilhar as suas experiências e investigações, fizeram visitas de estudo, conheceram espaços arquitetónicos e culturais da nossa cidade, assistiram e intervieram numa palestra sobre “Vacinas: passado, presente e futuro” que foi proferida pelo Dr. António Maio, ex-aluno do nosso agrupamento, médico e Professor Assistente numa Universidade e, claro, “expert” em infeciologia. A Ciência, a microbiologia e o papel das mulheres n área das vacinas foram temas que nos permitiram concluir que não são só os adultos que estão preocupados com o futuro da medicina. Os jovens estão mesmo atentos e verdadeiramente empenhados em descobrir, estudar e contribuir para uma vida mais sã e com qualidade, num mundo cada vez mais cheio de desafios.


Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
Alunos do projeto Erasmus+ "Vacinas, passado e presente"


quinta-feira, 6 de abril de 2023

Erasmus+ ECO Echo: encontro no Agrupamento de Escolas Latino Coelho.


A quarta mobilidade Erasmus+ do projeto ECO Echo, no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em Lamego, decorreu entre 26 e 31 de março de 2023. O subtópico desta mobilidade, relacionada com a sustentabilidade e ameaças ao ambiente, foi  “O nosso Planeta Terra – o espaço da beleza“. Os países que compõem este projeto são: Portugal, Estónia, Espanha, Grécia e Turquia.


No primeiro dia houve a receção no auditório do Agrupamento de Escolas Latino Coelho. Depois de um momento musical com La Tuna, foram apresentadas as atividades que se iriam desenvolver nesta semana e todos os parceiros participaram no programa da Semana da Leitura. Os alunos de cada país parceiro apresentaram um pequeno texto ou poema na sua própria língua e, duas alunas portuguesas leram uma mensagem-poema em inglês, escrita por elas, articulando sentimentos de saudade que o projeto iria deixar com aquilo que se aprendeu ao longo destes três anos.

Neste dia também foram apresentados pequenos vídeos dos trabalhos de cada escola sobre o subtema “Belas Paisagens do meu país“.

Após o almoço alunos e professores visitaram o Museu de Lamego e fizeram uma visita virtual ao mesmo, seguido de workshop. Esta atividade consistiu na seleção pelos grupos de uma obra emblemática do museu e criar por escrito algo sobre a mesma. Este workshop foi realizado ao ar livre, enquadrando-se na subtemática do projeto: as belas paisagens de Lamego.

O segundo dia começou com a visita ao Parque Biológico, que incluiu a visita guiada e workshops relacionados com a temática ambiental, tendo os vários grupos desfrutado da mãe Natureza na procura de espécies vegetais que iriam fazer parte de um hotel para insetos.

Após o almoço, todos os participantes conheceram lugares históricos e emblemáticos da parte antiga da cidade: castelo, centro interpretativo do castelo de Lamego, a cisterna, as ruas e ruelas deste bairro e, finalmente o Teatro Ribeiro Conceição. Aqui houve mesmo um momento de música, movimento e drama que terminou com a audição de dois temas clássicos ao piano por uma aluna turca.

Durante o terceiro dia, os participantes participaram nas oficinas, que incluíram pintura, desenho, interação e pensamento criativo.

A avaliação da plataforma Q-cumber também continuou em grupos, por país, com a inclusão de fotos e situações relacionadas com o ambiente, levando à interação verbal dos aspetos positivos e menos positivos que existem no planeta Terra.


Após o almoço os alunos participaram em jogos de tabuleiro, jogos tradicionais portugueses e ténis de mesa..

Os professores tiveram tempo para reunião de gestão e de reflexão sobre o projeto. Após a reunião,realizaram uma viagem para aprender mais sobre a cultura e tradições nacionais e locais.

No quarto dia os participantes fizeram uma visita guiada ao Museu do Douro e visitaram uma Quinta do Douro.


A cerimónia de despedida e entrega de certificados também foi organizada no mesmo dia.

O último dia da semana de trabalho começou cedo com a partida para o Porto, onde todos os parceiros passaram o dia inteiro a aprender mais sobre a cultura e paisagem portuguesas.

 

A par de todas estas atividades, ao longo da semana, os alunos portugueses interagiram nas atividades assim como conviveram e partilharam momentos de gastronomia, dança, canções e de aspetos da arquitetura da cidade, apenas entre eles, durante os momentos em que não estavam envolvidos diretamente em tarefas na escola.

Alunos e professores do projeto ECO Echo

Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego