sexta-feira, 9 de março de 2012

Um encontro de leitores, uma comunidade aberta à leitura...

Estamos radiantes, depois de uma sessão que se realizou na biblioteca do CEL, um encontro já programado para a semana da leitura!
Todos sabemos que a leitura tem um papel essencial na nossa formação, no alargamento da nossa cultura e na aquisição de saberes. Mas desta vez tínhamos uma assembleia de meninos e meninas que nos deliciaram. Estavam mesmo atentos ao que nós dizíamos, ao que nós líamos dos textos que tínhamos preparado para lhes apresentar.
Além disso, ficamos mais apreensivos quando vimos mais pessoas do que aquelas que se esperava. Foram três turmas de meninos do 2º ano de escolaridade e alguns vieram propositadamente de Cambres para nos ouvir e apreciar!
Era uma grande responsabilidade! Foi pena que não tivéssemos tido tempo para ensaiar a dramatização daquilo que lemos. Para a próxima fica prometido.
Mas voltando à nossa sessão de leitura, devemos dizer-vos que todos os textos foram relacionados com animais, plantas, natureza e avó e neto (este é o ano europeu do envelhecimento ativo). Acompanhávamos sempre com algumas imagens sobre os temas e ainda apresentamos dois pequeninos (mas muito importantes) poemas em inglês. Apesar de ser uma língua estrangeira, os nossos colegas de palmo e meio gostaram muito e até mesmo os senhores professores.
No fim, a nossa professora, Isilda Afonso, aproveitou para falar do tema da projeto Comenius, ligado à natureza e fenologia e a senhora doutora Cristina Marado, a resposável paela biblioteca, leu uns pequenos poemas que tínhamos escrito acerca da leitura, da natureza, do livro e do saber e finalizou com uns chocolatinhos que as nossa professoras Isilda e Lurdes Cardoso trouxeram de França, aquando da última viagem Comenius. É que ler e saborear um chocolate é ouro sobre azul.
Ah, e ainda oferecemos uns marcadores de livros realizados pelas senhoras professoras Cidália Loureiro e Noémia Lobo, expressamente para os nossos coleguinhas. Depois, nas turmas, ou mesmo na biblioteca iriam escrever algo sobre a sessão ou sobre o que viram.
Foram 90m muito preenchidos, mas enternecedores e ao mesmo tempo nos fizeram recordar os nossos anos no 1º ciclo.
Esta partilha, estes encontros têm de continuar. É mesmo bom ler, saber ler e proporcionar novos saberes e incentivar aqueles que muitas vezes fogem dos livros.
Obrigado aos senhores professores e alunos que nos receberam de braços abertos e com tanta simpatia!
Alunos do 6º 5
Professoras: Isilda Afonso e Lurdes Cardoso

2 comentários:

Ana Cristina disse...

Olá Isilda!

Parabéns pelo blog. Quero partilhar dois livros que estive a folhear no fim-de-semana passado. São ambos do meu escritor preferido, José Jorge Letria:
Fernando Pessoa, o menino da sua mãe e o caçador de palavras. A editora é a Arial.
O caçador de palavras fala de Afonso, um menino, que se descobre a si próprio quando descobre a riqueza poética das palavras, das raras e das outras, numa idade em que essa descoberta é sempre mágica.

Fernando Pessoa, o "menino da sua mãe" embarcou na caravela da poesia e, qual marinheiro galgando temíveis ondas, fez-se Fernando Pessoa. É dessa viagem que o livro nos conta, com ele descobrimos as múltiplas faces de um poeta que sonhou ser maior do que Camões, um poeta do Mundo, cujo génio não coube dentro das fronteiras do seu país.
Livros a não perder.

Beijinhos

Ana Cristina Matias
Em quantos eus se terá desdobrado?
Acompanha-o nesta viagem e vem descobrir as múltiplas faces
de um poeta que sonhou ser maior do que Camões, um poeta do Mundo,
cujo génio não coube dentro das fronteiras do seu país.

Anónimo disse...

Nesta ida ao CEL, a turma do 6º5 foi ler alguns poemas de autores famosos aos alunos do 2ºano, na biblioteca.
Gostamos muito de realizar esta atividade e esperamos que estas se repitam.


Ana-nº2
João-nº13
Luís-nº16
Mara-nº17
Pedro-nº19
Rita-nº20