quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dialogar, resulta!

Naquela fria varanda, quando o pôr do sol iniciava a sua caminhada, uma menina de cabelo ruivo e olhos azuis pensava sobre a sua vida e como queria que ela melhorasse. Tinha medo de muita coisa e de muitas pessoas.
Essa menina julgava que não tinha ninguém e, por isso, queria desaparecer. Ela achava que teria sido bem melhor não ter nascido.
A sua família e amigos não davam conta que se sentia só e abandonada porque ela não o demonstrava. Gostava muito de conversar, de conviver com todos, mas nem mesmo essas pessoas notavam aquilo que ela sentia. No entanto, gostava, essencialmente, de desabafar com a mãe.
A menina, numa das conversa com a mãe, disse-lhe o que sentia e o que pensava da vida que tinha.
- Ó Xana, imagina como são aquelas pessoas que não têm nem pai nem mãe, família ou amigos. Como é que tu achas que eles se sentem?  Pior que tu e também se sentem sozinhos e não se acham ninguém, com toda a certeza. Contigo não se passa nada disto, nem nada que se pareça – explicou-lhe a mãe, olhando-a bem nos olhos.
A Xana, a partir desse momento, decidiu repensar o que dissera e o que pensava do mundo. Nada melhor desabafar, ter alguém amigo que nos compreende e nos escuta para mudarmos e enfrentarmos a realidade. Durante alguns dias ainda refletiu e leu alguns livros que a mãe aconselhou e, depois, decidiu que nada iria ser como dantes. A sua vida iria ser muito mais virada para os amigos, para a família e para tudo o que o mundo apresentasse, mesmo o que fosse menos bom. Aí nada melhor que dialogar sobre esse aspetos e, assim, as suas tristezas desapareceriam. É sempre bom o diálogo e abrirmo-nos aos outros. Desta forma poderemos enfrentar tudo… 


Luísa Cabral, Marta – 6º 5         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário:

Anónimo disse...

olá Luisa e Marta:
Escreveram um texto lindo! Dialogar com o/a melhor amigo/a ou com os pais ajuda-nos a estar mais felizes e descontraidos com tudo e com todos (e falo por experiência própria, pois dialogo muito com a minha BFF)... Continuem a escrever textos assim!
Bjs da vossa amiga Mary

Mariana 6º4