Num certo dia de verão, o Rio andava a fazer a sua caminhada da manhã. Tudo parecia normal, mas quando chegou o Mar, algo de estranho se passava. Já não se via a espuma branca da onda a brilhar nem o reflexo do sol na água, mas sim uma água escura e suja. Já não se ouviam as sereias a cantar, mas sim os gritinhos de pavor dos peixes a pedir "socorro!".
O Rio começou a chorar, mas apareceu por entre a água, a rainha do Mar, a grande Baleia Azul! Ao ver o Rio assim, perguntou-lhe:
- O que tens, Rio?
- Estou triste por ver o Mar neste estado - soluçou o Rio.
- Não te preocupes. Tudo se vai resolver - acalmou-o a Baleia.
- O que é que aconteceu? - perguntou o Rio.
- Construíram uma fábrica aqui perto e, agora, a água contaminada que dela vem, é descarregada no Mar - explicou a Baleia Azul -, morreraam muitos peixinhos!
- Que pena! E agora? - quis saber o Rio.
- Bem... Vamos mudar-nos... - disse a Baleia.
- Será a melhor solução! Adeus, então. - despediu-se o Rio.
- Adeus! - disse a Baleia.
Por sorte, uma andorinha ouviu a conversa e foi contar aos humanos, precisamente aos donos daquela fábrica que vinha a provocar aqueles estragos há vários meses. Eles compreenderam a situação e deslocaram a fábrica para outro sítio. Nunca mais se deu conta de algo que poluísse aquele lugar e nenhum peixe abandonou mais aquele lugar do planeta Terra.
Ana Filipa - 6º 4
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Ana Filipa:
Gostei muito do teu texto! Está muito criativo e alerta as pessoas para o que se está a passar no mundo, pois é verdade que á muitos mares e rios poluidos!! Tens muito jeito para escrever, continua assim! Adoro os teus textos.
Bjs da tua amiga Mari
Mariana 6º4
Enviar um comentário