domingo, 7 de abril de 2013

A aventura de Lourenço...


 
Vai iniciar-se a “Semana da Leitura 2013”, no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego. Aproveito esta ocasião para vos sensibilizar, alunos, pais, professores e outros elementos da comunidade educativa, para a leitura de uma obra infanto-juvenil, apresentada no passado dia 6 de Abril, em S. João de Tarouca.
Esta obra, cujo texto foi criado por João Pedro Mésseder, e que contou com as ilustrações de Elsa Lé, surge baseada na lenda da fundação do mosteiro de S. João de Tarouca e conta a história de Lourenço, um menino corajoso, humilde e fiel à sua palavra perante o seu pai já velhinho e doente, que empreendeu uma viagem até essa localidade, para entrar no mosteiro como noviço. Estava-se no ano de 1156, altura em que D. Afonso Henriques se empenhava em conquistar terras aos mouros, a chamada Reconquista Cristã. A nossa região possui muitos testemunhos da sua passagem e foi precisamente nesse tempo que Lourenço decidiu empreender uma viagem perigosa e muito atribulada, em cima de um burrito, o Torneol. Foram muitas as aventuras e os perigos, mas tudo venceu com a sua bondade e desejo de alcançar aquilo que tinha prometido ao seu pai.
Se lerem “A História de Frei João da Esperança” (passou a chamar-se assim quando entrou no mosteiro como noviço), irão ter uma lição de história sobre a nossa região do século XII e, essencialmente, descobrir o valor da palavra e reconhecer que tudo se consegue quando temos força de vontade e sabemos aceitar as coisas menos boas da vida.
A obra é complementada com um CD, onde consta uma canção traduzida em inglês e em francês. Convido-vos a saborear a história e a música que nos faz reviver o ambiente daquela época longínqua.

Aqui fica o seu começo:

                         “Uma história vou contar, eya,
                         de um menino sem par, eya.
                         Vivia longe do mar, eya,
                         num moinho a trabalhar…”

        Isilda Lourenço Afonso

1 comentário:

Anónimo disse...

Está muito bonito parabéns para a sua vida .
Agarre o talento para que a sua vida nao se acabe gosto muito de si .
beijinhos bia b1 nº2