quinta-feira, 21 de abril de 2016

Momentos interculturais - Polónia


Os intercâmbios escolares entre alunos e professores de outros países europeus são oportunidades imprescindíveis para a interação, a troca de ideias e a partilha de metodologias que enriquecem todos os que neles se envolvem.
Promover a cooperação e os intercâmbios entre pessoas e instituições facilita a partilha de informação e de experiências entre os diversos sistemas de ensino e formação europeus, no sentido de estes se estabelecerem como referência mundial de qualidade.
Alunos e professores do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em Lamego, estiveram em Blonie – Polónia (próximo de Varsóvia) num intercâmbio que muito contribuiu para o enriquecimento pessoal, científico e pedagógico de todos – “Me, you and the others in Europe”.
A promoção da partilha da identidade europeia entre os alunos, professores, pais, escola e organizações locais, o confronto de estilos de vida (os alunos ficaram acomodados em casas de famílias desta localidade, acontecendo o mesmo com os professores), assim como a interação e partilha de experiências pedagógicas entre docentes, construíram um verdadeiro tesouro mobilizador entre os dois países: Portugal e Polónia.
Toda a comunicação foi feita em língua inglesa e todo o trabalho desenvolvido em Blonie centrou-se no estímulo ao espírito crítico, no fomento de atitudes de solidariedade e de tolerância face a outras línguas e a outras culturas e apelou à inovação e à criatividade dos alunos. Foi entendido como um contributo para atingir as metas definidas no Projeto Educativo do Agrupamento, proporcionando uma maior abertura a outras realidades, em particular à dimensão internacional, desenvolver a qualidade do ensino, através do trabalho de cooperação transnacional e da mobilidade de alunos e de pessoal educativo, utilização das tecnologias de informação e comunicação e o reforço da aprendizagem de línguas estrangeiras.
O programa da receção aos parceiros portugueses contou com uma receção oficial na sala nobre da Câmara Municipal de Blonie, participação em aulas de alunos e de professores, lecionação de aulas a alunos polacos pelos docentes do Agrupamento de Escolas Latino Coelho (de várias disciplinas, mas em língua inglesa) competições desportivas, convívio com toda a comunidade educativa dessa cidade, visitas de estudo a Cracóvia, Auschwitz e Varsóvia (cidade, museus de Frédéric Chopin e Marie Curie, Centro de Ciência Copérnico, entre outros), um encontro com o representante do Instituto Camões em Varsóvia, culminando com uma breve visita a alguns espaços da Universidade da capital da Polónia.
Sobressai a ideia de que os alunos tiveram a oportunidade de comunicar mais em inglês e de vivenciar experiências em espaços mais desafiadores, comparativamente com a tradicional aprendizagem na sala de aula. De facto, este intercâmbio conseguiu uma aprendizagem fora dos limites da sala de aula, ora nas famílias de acolhimento, onde a aprendizagem foi enriquecida pelos afetos do quotidiano, ora junto dos colegas e professores polacos.

Ninguém aprende no vazio e as aprendizagens partem sempre da experiência anterior do indivíduo. É a partir da experiência pessoal direta numa situação que se estimula o pensamento e que se constrói o conhecimento. A consciência cívica constrói-se através do desenvolvimento de atitudes e de comportamentos modelados por valores consensualmente aceites, como a democracia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito pelo próximo. São atitudes/valores que estão na base da desejável cidadania activa.

Podem consultar a página web da escola polaca assim como a página do facebook do grupo Portugalia: 
https://gim1blonie.edupage.org/album/?
https://www.facebook.com/groups/950038711759591/?fref=ts

                                                         Isilda Lourenço Afonso


                                       Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

Sem comentários: