Ludwig Wittgenstein
De acordo com investigações
recentes, quem fala vários idiomas tem uma visão abrangente e holística do
mundo a partir de duas ou mais perspetivas, permitindo que sejam mais flexíveis
no seu modo de pensar e aprendam a ler com mais facilidade. Os multilingues,
portanto, não estão restritos a uma única visão do mundo, mas também compreendem
melhor que outras perspetivas são possíveis, podem expandir os seus horizontes
pessoais e, sendo ao mesmo tempo privilegiados e externos, encarar a sua própria
cultura sob uma nova perspetiva, possibilitando a comparação, o contraste e a
compreensão dos conceitos culturais.
Acresce a estes aspetos que revelam ser melhores
solucionadores de problemas, ganhando múltiplas perspetivas sobre os problemas
em questão, melhoram as habilidades de pensamento crítico e conseguem compreender
e apreciar melhor as pessoas de outros países, diminuindo assim o racismo, a
xenofobia e a intolerância, já que a aprendizagem de uma nova língua geralmente
traz consigo uma revelação de uma nova cultura.
Com estes pressupostos e ancorados nas três línguas de
aprendizagem deste projeto, partiu-se para a análise de dois dos 17 ODS,
relacionados com a fome e saúde e bem-estar. Fazer uma dieta saudável ao longo da vida
ajuda a prevenir a desnutrição em todas as suas formas, bem como uma gama de doenças
que afetam ainda uma grande parte da população mundial.
Assim, entre os dias 19 e 23 de
novembro, alunos e professores suecos, alemães, italianos e portugueses do
projeto Erasmus+, K2, “Multilingualism for a Sustainable Society”, estiveram
reunidos e em interação no nosso Agrupamento e a nossa região. Os momentos de
reflexão sobre a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aliados
às línguas estrangeiras que os ajudam a compreender e a intervir na escola e na
sociedade, permitiram, mais uma vez, o reconhecimento da importância da
transformação do mundo e a sua sustentabilidade para as gerações futuras.
Para
além de workshops sobre dois
objetivos da ONU, “Fome zero” e “Saúde e Bem-
-Estar”,
com apresentações de reflexões sobre estas temáticas em Francês, Espanhol e
Alemão, os alunos e professores deslocaram-se à UTAD para interagirem com
aspetos relacionados com a ciência, foram realizadas três conferências com
Professores de duas instituições universitárias e outra via skype com a Professora Céline Hahlin da
Universidade de Lund – Suécia. Foram elaborados registos, planificações de
aulas e conclusões, quer por alunos quer por professores do projeto, que
constarão da plataforma eTwinning e
da website do projeto a serem
comunicados à Comissão Europeia.
Não podemos
terminar este testemunho sem deixar aqui os nossos agradecimentos à Câmara
Municipal de Lamego, que disponibilizou transporte dos parceiros europeus à
UTAD, ao Museu de Lamego, às Caves da Raposeira, à CIMDOURO – Delegação Douro
Sul, que nos disponibilizou as suas instalações para reuniões, workshops e conferências, aos pais de
alunos do Agrupamento que tão bem receberam em suas casas os alunos Erasmus+ e,
finalmente, à Direção do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, sempre presente
nas atividades e na interação com os alunos e professores desta mobilidade
europeia.
Alunos do projeto Erasmus+, K2
Multilingualism for a Sustainable Society
Agrupamento de Escolas latino Coelho, Lamego
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