terça-feira, 27 de novembro de 2018

Erasmus+: Multilingualism for a Sustainable Society"



     “The limits of my language mean the limits of my world.”

                                                                                            Ludwig Wittgenstein
    De acordo com investigações recentes, quem fala vários idiomas tem uma visão abrangente e holística do mundo a partir de duas ou mais perspetivas, permitindo que sejam mais flexíveis no seu modo de pensar e aprendam a ler com mais facilidade. Os multilingues, portanto, não estão restritos a uma única visão do mundo, mas também compreendem melhor que outras perspetivas são possíveis, podem expandir os seus horizontes pessoais e, sendo ao mesmo tempo privilegiados e externos, encarar a sua própria cultura sob uma nova perspetiva, possibilitando a comparação, o contraste e a compreensão dos conceitos culturais.
Acresce a estes aspetos que revelam ser melhores solucionadores de problemas, ganhando múltiplas perspetivas sobre os problemas em questão, melhoram as habilidades de pensamento crítico e conseguem compreender e apreciar melhor as pessoas de outros países, diminuindo assim o racismo, a xenofobia e a intolerância, já que a aprendizagem de uma nova língua geralmente traz consigo uma revelação de uma nova cultura.
Com estes pressupostos e ancorados nas três línguas de aprendizagem deste projeto, partiu-se para a análise de dois dos 17 ODS, relacionados com a fome e saúde e bem-estar. Fazer uma dieta saudável ao longo da vida ajuda a prevenir a desnutrição em todas as suas formas, bem como uma gama de doenças que afetam ainda uma grande parte da população mundial.
Assim, entre os dias 19 e 23 de novembro, alunos e professores suecos, alemães, italianos e portugueses do projeto Erasmus+, K2, “Multilingualism for a Sustainable Society”, estiveram reunidos e em interação no nosso Agrupamento e a nossa região. Os momentos de reflexão sobre a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aliados às línguas estrangeiras que os ajudam a compreender e a intervir na escola e na sociedade, permitiram, mais uma vez, o reconhecimento da importância da transformação do mundo e a sua sustentabilidade para as gerações futuras.
Para além de workshops sobre dois objetivos da ONU, “Fome zero” e “Saúde e Bem-
-Estar”, com apresentações de reflexões sobre estas temáticas em Francês, Espanhol e Alemão, os alunos e professores deslocaram-se à UTAD para interagirem com aspetos relacionados com a ciência, foram realizadas três conferências com Professores de duas instituições universitárias e outra via skype com a Professora Céline Hahlin da Universidade de Lund – Suécia. Foram elaborados registos, planificações de aulas e conclusões, quer por alunos quer por professores do projeto, que constarão da plataforma eTwinning e da website do projeto a serem comunicados à Comissão Europeia.  
Não podemos terminar este testemunho sem deixar aqui os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Lamego, que disponibilizou transporte dos parceiros europeus à UTAD, ao Museu de Lamego, às Caves da Raposeira, à CIMDOURO – Delegação Douro Sul, que nos disponibilizou as suas instalações para reuniões, workshops e conferências, aos pais de alunos do Agrupamento que tão bem receberam em suas casas os alunos Erasmus+ e, finalmente, à Direção do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, sempre presente nas atividades e na interação com os alunos e professores desta mobilidade europeia.

Alunos do projeto Erasmus+, K2 
Multilingualism for a Sustainable Society
Agrupamento de Escolas latino Coelho, Lamego

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