domingo, 4 de julho de 2021

Projeto: “Doar para Ajudar” – Escola Básica de Lamego

 

“A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca.”

Antoine de Saint-Exupéry

 

Tornar as palavras de Saint – Exupéry o lema dos nossos jovens é um dos grandes desafios dos nossos dias. Promover atividades que ajudem a formar cidadãos conscientes e solidários é uma das melhores contribuições que uma instituição de ensino pode proporcionar aos seus alunos.

Com base nestes ideais, decorreu na Escola Básica de Lamego, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, uma campanha de solidariedade social de recolha de roupas, tampas de plástico, brinquedos e pacotes de açúcar, em parceria com a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Lamego e a Associação dos Amigos de Jorge Caride.


Esta campanha nasceu de uma proposta apresentada pela aluna Mariana Macedo, do 6.º E, e com o objetivo de ajudar quem mais precisa, numa perspetiva de educar para a cidadania, sensibilizar os alunos para a importância de sermos solidários numa sociedade cada vez mais egocêntrica e contribuir para o cumprimento do objetivo número 1 da ONU – Erradicação da Pobreza (ODS). A esta campanha acoplou-se a vertente da sustentabilidade, no sentido de sensibilizar para os objetivos nºs 12 e 13 da ONU - Cidades e comunidades sustentáveis e a sustentabilidade do planeta, estabelecendo-se, deste modo, como principais objetivos deste projeto, a formação de cidadãos conscientes, solidários e agentes da sustentabilidade.

Depois de apresentada a proposta da atividade, foram estabelecidos os contactos com as instituições de solidariedade social de Lamego, no sentido de aferir a sua disponibilidade para acolher esta iniciativa e, assim, dar encaminhamento aos produtos recolhidos. Perante uma resposta positiva das instituições contactadas, sob orientação da Diretora de Turma e com a colaboração das disciplinas de Português, CN, Inglês, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento, para além dos ofícios enviados às instituições, foi elaborado um aviso que circulou pelas turmas da Escola Básica a apelar à solidariedade de todos, foram decoradas caixas para pontos de recolha, instaladas no átrio da Escola Básica de Lamego, e distribuídos garrafões de plástico que foram colocados nas diferentes salas de aula, para que os alunos ali depositassem as tampas dos iogurtes e das garrafas de água que consomem.


A campanha envolveu toda a comunidade educativa e culminará na entrega dos artigos recolhidos às referidas associações. É de salientar que houve uma boa adesão da comunidade educativa a esta solicitação, apesar dos constrangimentos impostos pela pandemia.

Os alunos e os responsáveis na escola, finalmente, fizeram a doação de tudo o que conseguiram obter junto da comunidade escolar! A Cruz Vermelha e o responsável pela Associação dos Amigos Jorge Caride receberam das mãos dos alunos as dádivas e um agradecimento por parte destas instituições por uma iniciativa que honra a Escola Básica de Lamego e o Agrupamento a que pertencem. Todos conviveram, o possível, e a "semente" de cidadania ativa ficou bem visível a todos como um exemplo a seguir.

             Alunos e professores da Escola Básica de Lamego - 6.º E

Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

 

Sem comentários: