quarta-feira, 3 de setembro de 2025

"A Cotovia via ... via - Numa missão de alerta"

 


As atividades humanas, como a desflorestação e a utilização de combustíveis fósseis, contribuem para as alterações climáticas, que diminuem a disponibilidade de alimentos nutritivos e de água potável. Isto leva à subnutrição e a problemas de saúde, tornando as crianças e os jovens particularmente vulneráveis. Incentivar estilos de vida sustentáveis, promover a utilização de fontes de energia renováveis ​​e desenvolver a capacidade de adaptação e resiliência são alguns exemplos de ações que os jovens deverão empreender para combater as alterações climáticas. Uma forte consciência social e ambiental une ainda mais os jovens para negociar a uma só voz a nível global.

Foi com estas preocupações e certas de que nunca é demais envolver crianças, jovens e adultos nas questões ambientais, de sustentabilidade e de bem-estar físico, mental e social, que decidimos encetar mais uma aventura da Cotovia. Sempre inquieta, observadora e inteventiva, desta vez percorreu alguns espaços do mundo numa missão de alerta.

O Município de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações cultu

rais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras da autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região.

Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, na tarde de 5 de


agosto, o palco escolhido para a apresentação pública do livro infantojuvenil “A Cotovia Via… Via – Numa missão de Alerta”, escrito a três mãos por Ana Mafalda Damião, Graciema Costa Gonçalves e Isilda Lourenço Afonso. As ilustrações são da autoria de Francisca Ramos.

Esta obra retrata uma longa viagem da Cotovia que desafia os leitores a refletirem sobre situações que a humanidade enfrenta em vários pontos do mundo, defendendo que é urgente cuidar do planeta.



A sessão contou com a participação da Vice-Presidente da Câmara Municipal, da coordenadora do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, Mariana Roldão, e da Academia de Música de Lamego. “Esta obra, editada pelo Município de Lamego, representa o nosso compromisso com a educação, a cultura e a consciência ambiental. Queremos que as nossas crianças cresçam com livros nas mãos, com arte nos olhos e com sentido de responsabilidade pelo mundo que habitam”, fundamenta Catarina Ribeiro.


Sem comentários: