quarta-feira, 1 de abril de 2009

"Projecto Conectando Mundos - Um Exemplo a Seguir"

Olá, a todos!
O nosso trabalho para o projecto "Conectando Mundos" ficou pronto. Ufa! Foram dias muito cansativos, mas muito proveitosos! Gostámos imenso de participar neste tipo de trabalho e aprendemos muito sobre o ambiente e o nosso Planeta. A nossa tarefa era construir um invento com a aplicação de energias alternativas e materiais aproveitados ou reciclados. Então decidimos construir a nossa escola em maquete e o ginásio, mas imaginando que seriam alimentados por energia eólica e solar, quer para iluminação, quer para o aquecimento (a chamada microgeração). Utilizámos muitos materiais, desde madeira, leds de iluminação, dínamo de bicicleta e um painel solar, etc.
Foi mesmo um trabalho de muita colaboração. Os nossos professores ajudaram-nos muito e ensinaram-nos bastante. Agradecemos aos senhores professores António Santos, Amália Montenegro e Cidália Loureiro pela paciência e as longas horas que estiveram connosco. Claro que a professora Isilda L. Afonso também nos deu uma grande ajuda em todas as outras partes do Projecto e era a responsável. A professora Isabel Cristina também nos tirou muitas dúvidas no que se refere ao ambiente e ao efeito borboleta.
Já estamos com saudades do trabalho. Nós já íamos para outro! Até os nossos professores!Mas para o próximo ano vamos voltar a colaborar. Aqui vão algumas fotos mais significativas de todo o processo do projecto "Escola com Engenho". A nossa turma decidiu-se pelo nome de "Pequenos Engenhocas". O resultado foi um múltiplo 1º lugar com equipas de Espanha e algumas de Portugal. Apareceram trabalhos muito bons e foi muito difícil para o júri.
Vão aqui algumas fotos da construção do invento.



O nosso invento vai ser exposto a toda a comunidade. Esperamos pelas vossas opiniões.
Alunos do 5º 1










1 comentário:

Lídia Valadares disse...

Aqui vai a minha opinião!
Tenho seguido com interesse e admiração o vosso projecto e, sinceramente, acho-o fabuloso: pela criatividade, pelo exemplo de espírito cooperativo, indispensável, nos nossos dias, pelo empenho, pela capacidade de trabalho, pela generosidade com que se entregaram ao projecto, pelo que aprenderam e ensinaram, pelo que partilharam, pela conexão com o mundo...
Parabéns, "Pequenos Engenhocas"! São Grandes!Continuem com novos projectos.
Parabéns aos professores intervenientes!É um prazer e um privilégio ser vossa colega!
Um grande abraço.

Lídia Valadares