domingo, 24 de maio de 2009

As Boas Práticas da Nossa Escola

O nosso trabalho final do Projecto Conectando Mundos foi um desafio à nossa consciência ecológica, cívica e ambiental, numa construção e desenvolvimento da cidadania global. O problema abordao foi o Aquecimento Global e os malefícios que sofremos com este fenómeno.
O tema global era "O Efeito Borboleta", ou seja, qualquer coisa ou desequilíbrio que aconteça num lado do Mundo, irá fazer sofrer pessoas e o próprio ambiente noutras partes do Planeta. É com como o bater das asas de uma borboleta: há o batimento e esse acontecimento provoca logo o seu voo. Também na Terra, basta haver a libertação de poucos gases das fábricas, carros, etc., para logo provocar a sua deslocação na atmosfera e haver alteração na temperatura e na composição do ar. O ar desloca-se e vai levar tudo isso para outros lados. Tudo se vai acumulando na atmosfera e se vai alterando o clima e a forma de viver.
Há que começar a pensar naquilo que fazemos todos os dias para evitar a destruição da atmosfera e de todos os seres da Terra.
Como para este nosso Projecto tínhamos de apresentar um invento, onde se aplicasse a nossa imaginação, as energias alternativas e produtos recuperados, decidimos começar pela nossa escola.
Então, achámos que, num futuro muito próximo, uma turbina eólica forneceria energia para todo o edifício da escola e com painéis solares se pode obter energia suficiente para o aquecimento da água do ginásio. Desta forma, aplicámos o conceito de microgeração (aliar dois tipos de energia para a autonomia energética de toda a escola e pode mesmo acontecer que se possa conseguir vender energia).
Com a ajuda, a orientação e as explicações dos nossos professores, elaborámos uma maquete que dá uma ideia daquilo que pode vir a ser uma escola com engenho, não poluidora e ser auto-suficiente ao nível da energia.
Antes desta construção, tivemos outras etapas em que contactámos com equipas de outros países e tivemos de imaginar "Um Dia Sem Energia". Foi engraçado!
O Projecto Conectando Mundos significa ligar países, pôr em comum as pessoas, conhecer ideias e vivências para nos enriquecermos e sermos cidadãos conscientes daquilo que fazemos: a chamada Cidadania Global.
Ficámos a conhecer outros inventos de outras equipas. Tudo isto nos despertou para os problemas ambientais e as atitudes que devemos tomar para que o nosso planeta Terra não morra.
É difícil, mas tudo se pode conseguir se for com boa vontade e ensinando as outras pessoas que não sabem, ou não querem saber. Temos de saber sonhar para podermos concretizar as nossas ambições e os nossos desejos.
Ah, já nos esquecíamos de dizer que nós somos os "Pequenos Engenhocas"!
Só mais uma pequena nota. A nossa escola esteve representada na II Montra de Oportunidades, realizada pela autarquia. Houve um concurso de Projectos de todas as escolas do Concelho de Lamego, inclusivamente as profissionais, e o nosso invento deste projecto representou a nossa escola, depois de bem explicado perante um júri e uma grande assembleia de pessoas curiosas e atentas. Quando foi da atribuição do 1º prémio, foi a nós que o atribuíram. Nem queríamos acreditar! Desta forma, ganhámos todos e fomos reconhecidos publicamente por todo o nosso empenho, desejo de aprender e mostrar que é bom trabalhar e esforçarmo-nos.

Alunos e professores do 5º 1 - E.B. 2,3 de Lamego

4 comentários:

CICL disse...

Parabéns por mais esta iniciativa que enriquece a nossa cidade e as nossas escolas.

Lídia Valadares disse...

Parabéns aos "Pequenos Engenhocas" (para mim, são GRANDES Engenhocas) e a todos os Professores que tão bem os incentivaram, os orientaram e com eles trabalharam, formando um louvável trabalho de equipa.
Um abraço de parabéns para todos e partilho convosco esta alegria.

Lídia Valadares

Lídia Valadares disse...

Parabéns aos "Pequenos Engenhocas" (para mim, são "GRANDES Engenhocas") e aos Professores que tão bem os incentivaram, orientaram e trabalharam, dando provas de um excelente trabalho de equipa e bons exemplos de empenho, espírito colaborativo e criatividade. Partilho a vossa alegria.
Beijinhos.

Lídia Valadares

Anónimo disse...

A minha melhor turma de sempre.
Apesar de nós falarmos muito, temos muitos premios e trabalhamos para isso.
Adoro-vos 6º1.

Susana Ramos