sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Família Reuniu-se

Num dia de sol, a Mariana foi passear pela floresta. Ao passar por uma árvore, viu cair um macaquinho bebé, totalmente desamparado. Ficou mesmo magoado.
De imediato, regressou a casa, porque o macaquinho estava ferido numa patinha. Havia que ir lavá-lo, desinfectá-lo, colocar algum anti-séptico e deixá-lo repousar.
Não passou muito tempo até que o macaquinho ficasse curado. Passaram cinco dias e eis que ele fica curado, com um aspecto de quem não tinha sofrido nada. Decidiu dar-lhe um nome: Kiko.
O Kiko foi crescendo, crescendo… Quando já era adulto, com cerca de 7 anos, ela brincava com ele, visitava-o, acompanhava-o e… aconteceu, um belo dia, um milagre: o macaquinho começou a falar.
Ela ficou felicíssima e até cantou e dançou de alegria. O Kiko também se sentia feliz, pois não parava de falar e até a acompanhava nas cantigas e na dança.
Ora, acontece que um dia, a Mariana e o Kiko foram à floresta e o macaquinho seu amigo encontrou a mãe. E não é que o Kiko não quis ficar junto da mãe! No entanto, a Mariana, ao ver tal atitude disse-lhe:
- Dona Lota, não se preocupe com o seu filho, porque eu não permitirei que vivam separados. Se quiser, pode ficar a viver comigo e com o Kiko em minha casa. Com toda a certeza que os meus pais não irão contra isso.
- Está bem, aceito o teu convite. Estou mais reconfortada. É que já há muito tempo que não via o meu filho e deve ser por isso que ele não tem qualquer ligação a mim. O que ele me fez, entristeceu-me. Será que o meu marido também poderá viver junto a nós?
- Claro que sim. Lá no meu quintal há espaço para todos vós. Eu gosto de ver a família toda junta. Também me sinto mais feliz.
Os pais da Mariana ficaram surpreendidos com o que a filha fizera. Já estavam habituados àquelas doidices e ao sentido protector da Mariana. Felizmente que eles também gostavam de animais e tinham espaço adequado.
Todos se compreenderam e foram convivendo ao longo do tempo e, no quintal e jardim da Mariana, cresceu uma autêntica família de …macaquinhos!

Sofia Alexandra Pereira - 5º 1

1 comentário:

Lídia Valadares disse...

Parabéns pela história, que está muito interessante e criativa, e pela mensagem que pretende transmitir-nos: o carinho pelos animais, a união da família, o valor da amizade...e, também, o apreço pela escrita.
Continua a escrever, fico à espera de mais histórias!

Lídia Valadares