quarta-feira, 25 de abril de 2012

Observar para descrever e partilhar...

A leitura de imagens e a escrita são duas atividades que constantemente nos acompanham ao longo da vida e a cada dia. Saber ver e saber interpretar o que vemos permite-nos a compreensão do mundo e envolvermo-nos com ele. As pessoas, os animais, os objetos, etc., são enciclopédias de saber, de transmissão de vivências e veículos de ideias.
Ao observarmos, estamos a transportar o nosso mundo e a inserir em nós o mundo dos outros. Saber partilhar as ideias e conjugá-las são passos importantes para a construção da cultura e do conhecimento. Por isso, nas aulas e no clube de escrita criativa temos vindo a recorrer a esta estratégia e com muito encanto e prazer, temos elaborado muitas descrições e recriado o que temos observado.
Foi também na Biblioteca Escolar do CEL que foi desenvolvida uma atividade deste género, com alunos mais qequenos, mas que se mostraram muito atentos, observadores, empenhados e criativos. Foi uma surpresa!

As imagens tinham sujacente a temática do ano europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações. Partindo da sua observação e da descrição oral entre alunos e professores, descobrindo sensações, cores, pessoas, gestos, diálogos e pequenos pormenores escondidos nas imagens, abriu-se um mundo novo naqueles espectadores tão ávidos de descoberta e capazes de mostrarem que aquilo que os rodeia não é em vão.
Os momentos de escrita foram diversificados, sempre em trabalho de pares: escrita de legendas para as imagens, poemas que cruzaram vocabulário relacionado com as imagens, histórias criadas com as personagens, banda desenhada, desenho e, posteriormente, com o senhor professor Jaime, a turma (de 4º ano) iria estudar a temática e pesquisar mais sobre este tema tão atual. Os trabalhos estão na biblioteca para todos apreciarem.
Vale a pena saber, vale a pena ouvir, vale a pena APRENDER! Continuem e até à próxima atividade, que será outro desafio à vossa criatividade e capacidade de imaginação.


                                                                        Isilda Lourenço Afonso

1 comentário:

Anónimo disse...

A leitura e a escrita sao duas atividades muito importantes porque!
A leitura ajuda-nos a melhorar as pessoas que tem dificuldades a ler .
E a escrita e uma atividade em que eu vou perticipar .
Tambem e importante para a contruçao da cultura e do conhecimento .por isso e que existe o clube da escrita criativa.
Para acabar desejo que toda a gente que anda no ciclo que participasse nessa atividade .
Os professores agradeciam .
Beatriz Azevedo 6º4 nº7