sábado, 14 de abril de 2012

Rádio Júnior – uma experiência, um projeto com significado


Já lá vão umas emanas em que tivemos o privilégio de participar numa das emissões da Rádio Júnior, do nosso agrupamento. Dirigimo-nos com a nossa professora, Isilda Afonso, às instalações da Rádio Clube de Lamego para procedermos às gravações.
O nervosismo era muito, o entusiasmo fazia palpitar os nossos corações, pois era uma responsabilidade saber dizer um poema que tínhamos criado no clube de escrita criativa.
Quando aí chegamos, ainda tivemos de esperar alguns minutos pela D. Manuela, responsável por esta estação de rádio local. Não tardou muito a sua chegada. Mostrou-se muito simpática e divertida. Entramos e o nosso coração batia cada vez mais. Tivemos de esperar pela nossa vez, pois outros colegas também tiveram de gravar e tinham de ser transportados pelas senhoras professoras às suas aldeias. Por isso fomos as últimas. Ficamos numa pequena sala junto ao estúdio de gravação, onde íamos treinando o poema e apreciando todo aquele ambiente de silêncio, de botões e aparelhagens que nos encantava. O tempo passou rápido, com alegria e convívio que se gerou na espera pela entrada em estúdio.
Antes do nosso momento de entrada para o estúdio, estivemos a ver e a ouvir a gravação da entrevista com a nossa professora de língua portuguesa, Isilda Afonso. Foi muito interessante e didática porque, a propósito do tema “Conhecer o mundo”, deu o seu testemunho sobre o projeto Comenius que a nossa escola está a desenvolver desde 2010. Muitos aspetos curiosos sobre Comenius, objetivos e atividades deste projeto foram divulgados e ficamos mais esclarecidos, assim como quem ouviu o programa. Estamos sempre a aprender.
Depois de muita ansiedade, finalmente, entramos em estúdio, onde gravamos o poema dito a três vozes. Antes da gravação, a dona Manuela ajustou o timbre das nossas vozes aos microfones e a nossa postura em frente ao mesmo. Há mesmo muitos truques nestas coisas de estúdio, da rádio e da comunicação. Tudo serve de cultura e de aquisição de competências que requerem o saber estar. No final da gravação, tivemos a oportunidade de ouvir as nossas vozes. Nem queríamos acreditar que éramos nós! Era a primeira vez que nos ouvíamos a nós mesmas. É inacreditável. Experimentem.
Depois de tudo isto, respiramos de alívio, com o dever cumprido, mas prontas para outra experiência do género. Só custou a primeira vez e… gostamos. Valeu a pena. Nunca iremos esquecer o dia em que pisamos um estúdio, daquilo que sentimos e de como encaramos as nossas vozes ouvidas através de um microfone. Em todos os lugares aprendemos. Obrigada às nossas professoras e à D. Manuela da Rádio Clube de Lamego por tudo o que tem feito pelos alunos e comunidade do nosso agrupamento.


Eduarda, Mara e Marta – 6º 5

1 comentário:

eduarda disse...

foi uma boa expriencia na radio junior.
gostaria bastante de repetir