quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia Internacional da Família - uma comunidade que partilhou, ouviu e sentiu...


Promover  a interrelação escola-família de forma mais estreita significa construir e desenvolver comunidades nas quais  se pode  aspirar a uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras. É sempre bom ter presente um velho ditado que define bem por que há que priorizar a família: "Nenhum sucesso na vida compensa um fracasso no lar". Contando com tudo o que se consegue superar quando a família está presente, tudo se torna mais simples, mais humano, mais sentido e mais puro.
            Perante estes e outros pressupostos, e ancorados na vasta experiência com encarregados de educação, o Agrupamento Vertical de Lamego, com pais/encarregados de educação, alunos e professores de algumas turmas, empenharam-se num Encontro no dia 15 de maio, Dia Internacional da Família, que contou com a presença de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Lamego, Senhor D. António Couto. Este pequeno projeto tinha como grande objetivo aproximar a escola da comunidade, sensibilizar a opinião pública para o importante papel da família e das pessoas idosas na sociedade. Considerando a família a unidade-chave na formação e promoção das nossas crianças e jovens, era este o dia ideal para parar um pouco para ouvir, dialogar, refletir e interagir sobre aspetos fulcrais tão esquecidos e tão necessários a uma comunidade que se deseja transformadora e ativa na formação plena dos seus alunos.
 O Encontro iniciou-se com a receção a Sua Excelência Reverendíssima pelos alunos mais pequeninos da turma 4 da Educação Pré-Escolar do Centro Escolar de Lamego, com uma canção dedicada à mãe. Foi um momento delicioso não só pela canção como pelo empenho e postura revelados por estes alunos de palmo e meio. No auditório da escola sede, o senhor Diretor, Carlos Rei, deu as boas-vindas a Sua Excelência, pois era a primeira vez que a visitava, sentindo-se honrado por tão ilustre visitante ao ter acedido ao convite para este evento.
          Já na presença de todos os outros alunos, pais e professores, o Encontro contou com poemas, alusivos ao tema “Família”, ditos por uma avó, uma mãe, um pai e uma aluna da E. B. 2, 3 de Lamego que dedicou ao seu irmãozito recém-nascido. Sua Excelência, Senhor D. António Couto, fez, então, uma reflexão simples, singela e envolvente que a todos fez refletir, pois o seu discurso fluente, enternecedor, realista e apelando à atenção dos alunos não deixou ninguém indiferente, dando-nos a conhecer outros mundos e outras realidades, mas não se cansando de salientar que “a família deve ser unida e a escola deve ser uma casa onde a amizade e o amor nunca podem desaparecer, seja em que circunstância for”. Todas estas ideias e sugestões foram sínteses retiradas de histórias que nos contou sobre o que crianças como as de Moçambique, onde missionou, sofriam para irem à escola. Nada semelhante à nossa, e até as suas casas de colmo (as cubatas), que não têm janelas, com uma só entrada pequenina, essas crianças imaginavam-nas desenhando-as na própria casa, a giz. A propósito, D. António Couto informou-nos que vai haver um sítio interativo, onde qualquer pessoa poderá aceder para participar com as suas ideias e sugestões sobre o lema “Como fazer da nossa Igreja uma casa?”, o tal lugar que é o “ninho” do mundo, onde se constrói aquilo que serão os alicerces do caráter de cada um de nós.
          O apelo foi mesmo esse: valorizar o que temos e, sobretudo, que os alunos continuem a ter espaço para a criatividade e a evasão. Só assim conseguirão ser felizes e, para isso, os pais e a escola proporcionar-lhes-ão todas as condições, sem desdenharem delas, ainda que por vezes algo falte ou não seja possível conseguir. Temos de ter essa capacidade de superação e de caminhar em frente. Foram palavras que tocaram em todos nós e não deixaram alunos e famílias indiferentes. Um momento para não esquecer, um momento de partilha, um momento familiar cuja mensagem cruza com o que Léon Tolstoi preconizava na sociedade do seu tempo, entre os séculos XIX e XX: “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”, a tal “casa” de que tanto nos falou D. António Couto.
           Finalmente, o senhor Presidente do Conselho Geral, senhor Dr. Paulo Taveira, encerrou a sessão dirigindo-se aos encarregados de educação, ao Presidente da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AVL, a todos os alunos e professores, elogiando o comportamento exemplar, o empenho e a atenção que toda a assembleia revelou ao longo desta sessão e, claro, ao Senhor Bispo, D. António Couto, pela gentileza, pelas vivências, pelas palavras oportunas e gratificantes com que presenteou toda a comunidade ali representada.

Bárbara, Carla e Mara - 6º 5 em escrita colaborativa com a professora Isilda L. Afonso





4 comentários:

Anónimo disse...

Esta palestra ensinou-nos como a família se deve apoiar nos momentos mais difíceis e como ela é importante para cada um de nós.


Bia e Marta

Anónimo disse...

Esta atividade foi bastante interessante. Foram momentos de convívio com os nossos colegas,estes que fazem parte da nossa família. Tanto nós como todos os nossos colegas e professores tivemos o prazer de ouvir Sua Excelência, Bispo de Lamego.Este falou-nos um pouco da sua vida, mas principalmente do significado da família e da sua importância na comunidade.


Bárbara Carrulo Rodrigues Nº3 6º5
Joana Margarida Neves Nascimento nº11 6º5

Anónimo disse...

Na visita do Senhor Bispo de Lamego, à escola E.B. 2,3 de Lamego,o senhor Bispo falou-nos sobre a importância da família e como devemos cuidar e amá-la.

Ana- nº2
João-nº13
Luís-nº16
Mara-nº17
Pedro-nº19
Rita-nº20

Anónimo disse...

No dia 15 de maio, tivemos o prazer de receber na nossa escola a Sua Excelência Reverendíssima António Couto, Bispo de Lamego. Ajudou-nos a compreender muitas dificuldades da vida. Foi muito interessante.
Henrique Madanelo, Eduarda Gomes, Inês Almeida, Rúben Teixeira e Sérgio Filipe