terça-feira, 29 de maio de 2012

Os nossos amigos franceses visitaram-nos! Simplesmente delicioso conhecê-los...

No dia 25 de maio, encontrámo-nos com uma turma do Collège de Barétous, Arette - França, uma das escolas parceiras do projeto Comenius. Estes alunos estiveram em Portugal durante uma semana para conhecer melhor a nossa cultura e aspetos culturais, iniciando o percurso em Lisboa e finalizando-o em Lamego.
Estávamos ansiosos por os ver e dar conta de como eram, como falavam e se comportavam. Não puderam vir à escola, pois era impossível chegarem a tempo de ainda nos visitarem na escola. Claro que não desistimos. Fomos esperá-los e recebê-los um pouco fora do centro da cidade e conviver com eles, dentro do tempo que iriam estar na nossa cidade. Alguns dos nossos pais também paraticiparam, conviveram, falaram com eles e os professores e jantamos juntos no Ratatui. Antes do jantar os professores e alunos franceses foram visitar Lamego e efetuar algumas compras (produtos típicos da região).
 No restaurante adquiriram cerejas (fruto muito apreciado). O cozinheiro era mesmo patusco e engraçado. Estava todo contente com toda aquela gente. O problema era a língua, mas a professora Isilda lá estava para traduzir. Temos mesmo de aprender francês! É nestas ocasiões que damos conta da necessidade de saber línguas e não podemos só pensar em espanhol.
A alegria predominou, todos gostaram do menu e só tivemos pena que alguns colegas não pudessem ter estado. Mas ainda vamos pensar em arranjar um encontro com eles.
Apesar de pouco tempo passado com os alunos franceses foi bastante agradável, pois tivemos oportunidade de saber que a visita deles a Portugal tinha sido muito interessante e educativa.
No final ainda desfrutamos de uma partida de "uno" e, qual não foi o nosso espanto ao constatarmos que é um jogo também apreciado pelos franceses.

Soube a pouco. Estes momentos deveriam repetir-se mais vezes e principalmente na escola. O intercâmbio concretizou-se, como já tínhamos previsto desde há alguns meses.
Obrigado, senhores professores, por nos proporcionarem estes momentos.


Carlos Furtado, Joana Nascimento, Juliana Teixeira, Pedro Vieira  - 6º 5


Sem comentários: