segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"A Volta ao Mundo em Oitenta Mil Notas Musicais"


 
No dia 16 de outubro de 2013, pelas 10:30h, saímos da nossa escola, com as nossas professoras de Português e de Matemática, em direção ao TRC, para assistirmos a um momento musical, proporcionado pela Orquestra do Norte. O título até era motivador e curioso por causa da obra, universalmente conhecida de Júlio Verne, “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”.
Entrámos e sentámo-nos na plateia, mesmo nos lugares da frente. Já lá estavam alunos de outras escolas, muito bem comportados. Antes do início do espetáculo, aproveitámos para apreciar a beleza daquela sala. Notava-se que é muito antiga, mas com uma decoração magnífica!
Chegou a hora do espetáculo começar. O apresentador deu-nos algumas informações sobre o que íamos ouvir e aprender sobre um compositor de nacionalidade francesa, chamado Camille Saint-Saëns, que viveu entre 1835 e 1921. Este homem célebre no mundo da música viajou muito e quis deixar-nos testemunhos da cultura dos vários países, através da música.
Ouvimos os vários instrumentos e as suas melodias, identificando os respetivos nomes. A orquestra deu-nos a conhecer os acordes de músicas da Arábia, de Espanha e do Japão. Tivemos de estar muito atentos, porque no final iríamos responder a um questionário.

Quando o apresentador nos inquiriu sobre aspetos do compositor e da sua obra ali apresentados, demos conta que tínhamos aprendido alguma coisa, mas vários alunos ainda hesitaram nas respostas. No entanto, todos nós achámos que foi uma atividade enriquecedora, curiosa e divertida!
Realmente, com o que ouvimos, foi uma viagem pelo mundo e até nos deixou um “bichinho atrás da orelha” que vai obrigar-nos a ir viajar por enciclopédias, livros, Internet, ou mesmo fotos e CD de música clássica.

Gostaríamos de mais momentos como este…

Alunos das turmas 5º A e B
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu fui ver a peça e gostei muuuuuito.
Gostei especialmente da obra `A Princesa Amarela´.

Anónimo disse...

Foi uma ótima iniciativa. Este momento foi divertidíssimo e muito educativo.
Ficámos a conhecer um compositor francês de música clássica e algumas das suas obras.

Tudo isto deverá ser continuado...

Alunos do 5º B

Unknown disse...

Eu adorei porque era muito engraçado e tinha muitos instrumentos interessantes.


Cátia Monteiro 5B

Unknown disse...

Espero que a escola tenha tempo de poder organizar outros eventos.


Cátia Monteiro 5B.

Anónimo disse...

Foi divertido.
????????