terça-feira, 20 de maio de 2014

A melhor carta 2014 foi para... Agrupamento de Escolas Latino Coelho


Estamos todos de parabéns!
O nosso colega João Nuno Santos, da turma B do 5º ano, foi o vencedor da edição 2014 dos CTT no concurso "A melhor carta 2014" cujo tema era "A importância da música no dia a dia", na faixa etária dos 9-11 anos.
Nada se consegue sem esforço e dedicação e o nosso colega é a prova disto. Vamos ler a carta que a nível nacional convenceu o júri soberano e justíssimo. Temos de nos orgulhar com os TALENTOS que o nosso Agrupamento vai revelando de forma muito subtil.
Fica aqui a carta que o João Nuno apresentou a concurso. Realmente é mesmo muito interessante e realça aquilo que a música nos pode proporcionar.
O prémio será entregue em outubro, aquando das comemorações do Dia dos CTT, em Lisboa.
Que orgulho!



                   Cidade da Música, 25 de dezembro de 2014

            Queridos músicos,

            Chamo-me João e sou violinista. Gosto muito de vos ouvir tocar, porque sempre sonhei com a música. Foi sempre uma das minhas paixões, porque esta linguagem entendida por todos não nasce do nada. Ela vem devagarinho através dos sonhos mais distantes e profundos e cresce com a paixão que nos acompanha todos os dias, tal como o nosso crescimento. Aliás, é ela que nos permite crescer.
            A música é parte do dia a dia, é ela que inspira as nossas composições, é ela que nos entretém no tempo livre, é ela que faz com que nós nos transformemos de forma harmoniosa.
            Sem ela não vivemos, sem ela não somos nada. A música consegue cativar-nos mesmo nos momentos de maior tristeza. Decidi ser violinista pela emoção de poder tocar e sentir a melodia, e o fascínio pelas figuras rítmicas, as claves, as dinâmicas… É tudo tão belo, mesmo não passando de coisas simples, normais, singelas e inocentes.
            Como qualquer músico, eu adoro tocar e sentir que as preocupações desaparecem para longe, para o infinito. Tudo se desvanece no ar.
            A música tem muita importância na nossa vida mesmo para quem não gosta. Ela entristece-nos e alegra-nos, ela deixa-nos zangados mas, ao mesmo tempo surpreende-nos. É algo que não se pode explicar.
            Quando se toca um instrumento, pela primeira vez, não se consegue parar. A pauta pode acabar, as acentuações, o andamento, mas só isso não chega para deter a alma da música, não chega para fazer com que o coração pare de bater, como uma bateria a marcar o ritmo ou uma gota de orvalho a cair numa folha e a ressoar na silenciosa floresta. E daí nasce a maior das orquestras, a orquestra da floresta! Os grilos a cricrilar, os pássaros a chilrear, os ratos a guinchar, seguidos dos patos de plumagens maravilhosas e luxuriantes a grasnar. Ah… é tudo tão bonito na música!
            Se não fosse músico que seria de mim? Talvez no futuro necessite dela ou será ela que necessitará de mim? Sim porque nós, músicos, somos como peças de um puzzle, há umas que se vão gastando e sendo substituídas por outras. Todos nós merecemos estar nesse puzzle, nesse puzzle que parece uma miragem mesmo sem se ver. É exatamente como uma paisagem cheia de árvores e plantas de todos os tipos e feitios ou semelhante a uma serra cheia de montes com milhares de floquinhos de neve à volta.
            Lá no fundo todos temos uma paixão por música, por todos os tipos de música, do jazz ao rock, do clássico ao country. Todos gostamos de ouvir seja o que for porque todos conseguimos perceber o que ela nos transmite mesmo sendo estrangeira ou não, porque a música é uma linguagem universal, entende-se até noutros planetas, não só os desta galáxia como também os das mais longínquas e escuras de todo o universo (ou, quem sabe, talvez de outros sítios que só existam na nossa memória ou imaginação).
            Quando se consegue imaginar milhares de imagens de mil cores, paz no mundo ou até a amizade e o amor, consegue-se escrever uma canção mesmo não sabendo nada sobre a música, pois ela é como um caminho que, depois de percorrido, nos leva a um sítio desconhecido e desabitado. A partir daí, seguimos o nosso destino e construímos a nossa vida como se não houvesse amanhã.
            O mundo da música é um mundo que quase não se vê, é um mundo encantado onde tudo é harmonioso e bonito, onde as notas se cumprimentam sempre que se veem, onde as dinâmicas não discutem sobre qual é a melhor ou onde as claves se elogiam umas às outras. É um mundo que habita em nós.
            Uma simples nota origina uma série de compassos, origina as maiores obras já ouvidas. Origina milhões e milhões de notas que juntas formam a música de hoje em dia porque essas notas somos nós, nós somos a música.
Enfim, não devemos esquecer que temos de construir a sinfonia da vida! Continuemos a pôr em prática o que aprendemos com a música e com os músicos. Nunca se cansem de tocar, trautear, de compor e de … alegrar os outros!
Espero que a vossa caminhada musical nunca tenha fim para bem de todos nós. Viva a música e quem consegue com ela alegrar corações por este mundo tão esquecido da palavra “concerto” (não sei se me entendem!).

Até breve, caros amigos.
Cordiais saudações e muita inspiração!

                                               João Nuno Santos
E. B. 2, 3 de Lamego - 5º B
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem Joao Nuno . E fico muito, muito contente por ti. Espero que ganhes mais premios e que sejas um excelente escritor.

joao pedro 5b n 14