terça-feira, 20 de maio de 2014



   Alguns alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas Latino Coelho participaram no concurso "A melhor carta 2014", promovido pelos CTT. Este ano o tema era sobre "A importância da música na nossa vida".
Aqui fica uma delas.                                                                    


                                         Vila Musical, 22 de Janeiro de 2014

Cara Miley Cyrus,

Escrevo-te esta carta porque achei que eras a pessoa indicada para falar sobre a importância da música. Tu és uma das minhas cantoras favoritas, tudo o que cantas me inspira…
A música é uma melodia composta por várias regras, é tocada por vários instrumentos, músicos, cantores… Os cantores são muito importantes numa banda, os músicos e os instrumentos são a única coisa que não pode faltar numa banda. Há vários tipos de músicas dos quais vou fazer referência apenas a alguns.
A ópera é uma música muito dramática, os cantores têm a voz muito afinada, uma vez que este tipo de música exige muito da voz, e só se consegue ser um autêntico tenor após muita dedicação, tempo, esforço e abnegação. É algo que tem de ser muito exercitado e pede muito às nossas cordas vocais.
O rock é uma música muito mexida e barulhenta. Os nossos ouvidos podem mesmo ser afetados por estes ritmos alucinantes. Claro que repeito quem gosta de a ouvir e sentir, mas há que ter cuidado.
Outros tipos de música existem com outras caraterísticas muito diferentes ou semelhantes. De qualquer maneira, a música alegra-nos quando estamos tristes, faz-nos chorar quando nos comove, faz-nos rir quando é engraçada… e podia estar aqui o tempo todo a dizer o que a música nos pode fazer.
Contudo, aquela que é mais importante, mesmo a mais importante é a que é passada nos hospitais e nos institutos de oncologia. Aí, onde encontramos pessoas solidárias que tudo fazem por quem está a tratar-se, um pouco de música é ouro sobre azul! Cantam às pessoas doentes, levantando o seu ânimo, esses enfermos acompanham-nos, trauteiam ou simplesmente ouvem, o que as leva a esquecer um pouco os seus males.
Aquilo que me entusiasma mais é a boa disposição das pessoas, que tiram parte do seu precioso tempo para irem ao hospital e ao IPO cantar, divertir e mudar o humor aos doentes. A propósito, vou contar-te uma história sobre um doente que era um pouco diferente dos outros: era um doente especial.
Era uma vez um menino chamado Kevin que era muito extrovertido, digamos que tinha energia a mais. Ora, um dia, o Kevin foi parar ao hospital.
Às três horas em ponto, saiu da sua casa para ir para a catequese. No caminho tinha que passar por uma passadeira.
Quando estava a iniciar a passagem, foi atropelado, porque apareceu um carro lançado de um dos lados, cujo condutor ia a falar ao telemóvel, distraído e sem cumprir as regras da estrada. Foi parar ao hospital.
Lá os médicos perguntaram-lhe o que sentia. Fizeram-lhe análises e diagnosticaram-lhe algo de grave no coração (coisa que ninguém suspeitava).
Felizmente a lesão tinha solução e imediatamente informaram a família e o Kevin, claro. Quando ficou a saber que tinha um problema grave, deixou de falar e de querer tomar os medicamentos, por raiva. O hospital convidou muitas pessoas para o distraírem e o fazerem falar e dialogar. Nada estava a resultar.
Um dia, o hospital decidiu convidar um cantor muito famoso e, por acaso, era o cantor favorito do Kevin. Ao vê-lo e ao ouvi-lo, parece que outro Kevin renasceu. Pediu-lhe que cantasse uma música e o cantor fez-lhe a vontade.
  No final, Kevin era outra pessoa: falava com todos os doentes, com os médicos e enfermeiros, ria-se, divertia-se a contar histórias e até passou a colaborar com os médicos em tudo o que eles queriam que ele fizesse para que o seu problema de saúde fosse ultrapassado. E tudo se resolveu. Passou ele a prestar voluntariado nesse hospital, cantando e entoando canções sempre acompanhado da sua guitarra (acabou por ir aprender a tocar este instrumento de propósito para alegrar quem precisa).
Que pensas desta história real que te contei? Quando gravares um novo álbum, não te esqueças de uma musiquinha para todos aqueles que sofrem e a quem essa música vai ser um remédio… Pensa nesta sugestão!
Fico a aguardar notícias tuas. Canta, canta e encanta…
Agradeço a tua atenção.

Uma tua fã,    
 Soraia   

E. B. 2, 3 de Lamego
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego



Sem comentários: