quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Um Douro ímpar!

O dia 20 de setembro foi de festa para alunos, pais, professores e Direção do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Fomos até ao Museu do Douro para participarmos nas cerimónias de entrega dos prémios do concurso escolar "Douro Património Mundial - Consonâncias e Dissonâncias" que decorreu durante o ano letivo 2013-2014. A nossa colega Maria Beatriz Fonseca conseguiu um prémio fabuloso, um tablet, porque o seu texto "Uma paixão eterna" foi escolhido pelo júri na modalidade de texto literário. Outros de nós também participaram, com muita qualidade e mérito. Foi mesmo um desafio perante este tema sobre a nossa região.
O dia esteve um autêntico espetáculo! Parece que o sol renasceu, a chuva fugiu, o vento amainou e tudo ficou como que encantado só para nos proporcionar um dia de autêntico lazer.
No Museu do Douro estiveram presentes as várias escolas da região, com muitos alunos e professores, muito ansiosos e orgulhosos pelos trabalhos que desenvolveram. Recebemos os prémios pelos responsáveis da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, e não podemos esquecer a senhora Dra. Maria João Amaral, sempre irrequieta e com uma simpatia de fazer inveja, os nossos professores, o senhor Presidente da nossa Associação de Pais, o senhor Enfermeiro Luís Monteiro, e o senhor Dr. Vítor Nuno, da Direção do nosso Agrupamento.Estava tudo perfeito!
Almoçámos todos em convívio no museu e, no final, aí fomos nós para a estação da Régua para apanharmos o comboio até ao Pinhão. Que maravilha! Ainda soube melhor, porque ao longo da viagem, conversámos e dialogámos com um grupo de turistas brasileiros. Foi mesmo interessante.
Chegados ao Pinhão, fizemos uma pausa para a merenda, que mais uma vez nos foi oferecida e aguardámos o nosso barco. O movimento no cais do Pinhão era muito! Só partidas e chegadas de barcos de tipo cruzeiro, todos nós boquiabertos por ver que tanta gente admira a nossa região. E eis que chega o "Independência" para nos levar num passeio ao longo do rio Douro até à Régua. Claro que foi uma alegria, uma festa autêntica! Na eclusa foi um dos nossos momentos mais desejados. Como é que o homem consegue fazer tanto e vencer barreiras da natureza! Que medo, mas também que intrigante! Passámos e admirámos o trabalho de descida do barco e teminámos com um douche! Até a nossa professora, Isilda Afonso, partiu o guarda-chuva ao tentar proteger-nos daquele banho! Foi de partir a rir!
E chegámos, infelizmente, à Régua. Mas as surpresas não acabaram. Tínhamos à nossa espera umas personagens bem caraterísticas da história do Douro, vestidas a rigor, tal como no século XIX: a Dona Antónia - a Ferreirinha -, o seu marido, o barão de Forrester e alguns trabalhadores seus daquela época. Foi uma bonita representação e até nós ficámos a conhecer como se vivia e trajava nesses tempos. Tiveram palavras muito sinpáticas e um discurso bem ensaiado sobre o Douro dos seus tempos.

Que pena ter acabado! Foi um dia de muito convívio, de muita aprendizagem e de muita sabedoria. Que bom termos o Douro e as suas gentes mesmo aqui ao pé!

Alunos do 6º B
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a todos os meus colegas e especialmente a nossa professora. Escreveram textos muito bonitos , mas além de tudo divertiram-se . Parabéns!!



Mariana Gonçalves 6°B

Anónimo disse...

Vocês sao os melhores. Parabens Mia. Parabens Nina Soraia e Joao


Natacha 6B