quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Tradição natalícia para todos ...


O Natal possui muitas tradições que variam de país para país e de continente para continente. Para além de todos os motivos mais frequentes natalícios, este ano decidimos em conjunto com as nossas professoras criarmos decorações com mais. Mas como aparece esta tradição? Fomos investigar e, finalmente, pusemos mãos à obra!


Diz a lenda que um nobre perdeu a sua mulher, deixando-o com três filhas para criar. O pai adoeceu de tristeza e ele e as filhas perderam tudo, tendo que se mudar para uma cabana de um servo que os acolheu. As filhas limpavam, cozinhavam e costuravam. Quando chegou a hora das filhas se casarem, o nobre ficou ainda mais triste pois as suas filhas não apresentariam um dote ou quaisquer bens para oferecer à família do noivo, como era obrigatório naqueles tempos. Uma noite, as filhas lavaram as roupas e penduraram-nas na lareira para secarem. Naquela noite, São Nicolau (Pai Natal), sabendo do desespero daquele pai, visitou aquela simples cabana e, pela janela, viu que todos já se haviam recolhido para dormir. Também reparou nas meias das filhas, penduradas na lareira. Então, São Nicolau retirou moedas de ouro do seu bolso, e atirou-as pela chaminé, fazendo-as cair dentro das meias!


 
Outra explicação
A tradição de colocar os sapatinhos ou a de pendurar as meias junto à chaminé veio da cidade de Amesterdão, na Holanda. As crianças deixavam os tamancos (típicos daquele país) na entrada da porta e os pais deixavam um presente sobre cada par. Em Portugal, as crianças tinham esse costume. Deixavam os sapatos à porta, na véspera do dia de S. Nicolau, para que estes se enchessem de presentes.
Seja como for, desejamos a todos um santo e feliz Natal.





Alunos do 2.º ciclo – Inglês

Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

domingo, 18 de dezembro de 2016

Poderes mágicos da Família

Uma família
unida como o mar
sempre pronta
para ajudar
e os problemas enfrentar!

Um mar de fraternidade
que é infinito,
um coração de amizade
que nunca será vendido.

A família, uma célula
que vale mais que todo o ouro.
Com a paz e a união
fazem pulsar o coração.

Como uma estrela
que te guia,
a família conduz-te
até ao fim do dia.

O pai é o sol
que te ilumina,
que te aquece
e te acompanha todo o dia.

A mãe é a lua
que te aconchega,
é a luz da tua noite
que sempre de mansinho chega.

Irmãos unidos
apesar das discussões,
mas nunca inimigos.
Por vezes, algumas guerras
e confusões!

A família unida
é forte para toda a vida ...
é mesmo forte para toda a vida ...


Matilde, Joana, Hugo Dinis e Sara - 6.º B
Clube de Escrita Criativa
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Thanksgiving day



Em inglês o Dia de Ação de Graças é conhecido como Thanksgiving Day. Esta data é considerada um feriado no Canadá e nos EUA, sendo um dia em que as pessoas agradecem os acontecimentos positivos conquistados durante todo o ano. É costume celebrar com orações a festas regadas a muita comida.
Nos Estados Unidos, as origens do Dia de Ação de Graças remetem aos festivais de agradecimento a Deus que ocorriam na Nova Inglaterra, geralmente para celebrar o sucesso nas colheitas durante o ano.
O primeiro Dia de Ação de Graças foi realizado nos anos 1620, no Estado de Massachusetts, na cidade de Plymouth. A comemoração foi organizada pelos colonos fundadores da vila, que, depois de um inverno rigoroso e colheitas insatisfatórias, conseguiram realizar uma colheita farta em 1621, durante o verão.
Para agradecer o progresso da colheita em comparação às anteriores, o governador ordenou uma homenagem durante o outono de 1621. Os homens da cidade mataram perus e patos para as festividades. Entre outros alimentos, peixe e milho também eram habituais nestas festas. No dia da comemoração, além dos colonos da vila, aproximadamente 90 índios compareceram para celebrar. Foram preparadas mesas enormes ao ar livre e todos comemoraram comendo, bebendo e rezando.
O Congresso resolveu instituir o Dia Nacional de Ação de Graças na quarta quinta-feira de novembro, sendo considerado um feriado em escala nacional.

Alunos do 2.º ciclo
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego