quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Tradição natalícia para todos ...


O Natal possui muitas tradições que variam de país para país e de continente para continente. Para além de todos os motivos mais frequentes natalícios, este ano decidimos em conjunto com as nossas professoras criarmos decorações com mais. Mas como aparece esta tradição? Fomos investigar e, finalmente, pusemos mãos à obra!


Diz a lenda que um nobre perdeu a sua mulher, deixando-o com três filhas para criar. O pai adoeceu de tristeza e ele e as filhas perderam tudo, tendo que se mudar para uma cabana de um servo que os acolheu. As filhas limpavam, cozinhavam e costuravam. Quando chegou a hora das filhas se casarem, o nobre ficou ainda mais triste pois as suas filhas não apresentariam um dote ou quaisquer bens para oferecer à família do noivo, como era obrigatório naqueles tempos. Uma noite, as filhas lavaram as roupas e penduraram-nas na lareira para secarem. Naquela noite, São Nicolau (Pai Natal), sabendo do desespero daquele pai, visitou aquela simples cabana e, pela janela, viu que todos já se haviam recolhido para dormir. Também reparou nas meias das filhas, penduradas na lareira. Então, São Nicolau retirou moedas de ouro do seu bolso, e atirou-as pela chaminé, fazendo-as cair dentro das meias!


 
Outra explicação
A tradição de colocar os sapatinhos ou a de pendurar as meias junto à chaminé veio da cidade de Amesterdão, na Holanda. As crianças deixavam os tamancos (típicos daquele país) na entrada da porta e os pais deixavam um presente sobre cada par. Em Portugal, as crianças tinham esse costume. Deixavam os sapatos à porta, na véspera do dia de S. Nicolau, para que estes se enchessem de presentes.
Seja como for, desejamos a todos um santo e feliz Natal.





Alunos do 2.º ciclo – Inglês

Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

Sem comentários: