Na UE a
diversidade linguística é uma realidade que influencia o ensino e a
aprendizagem das línguas nos vários países. Possuir competências linguísticas
contribui para a mobilidade, a empregabilidade e o desenvolvimento pessoal dos
cidadãos europeus, sobretudo dos jovens, reforçando o diálogo intercultural.
O Conselho da Europa realça que um bom domínio de
línguas estrangeiras é competência essencial importante para singrar no mundo
moderno e no mercado de trabalho, facto que conduziu à criação do Programa
Erasmus+ no qual se incluía o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem de
línguas. São as línguas que fazem a ponte entre as pessoas e o mundo cada vez
mais global, cada vez mais digital e em constante transformação.
Com todos estes pressupostos, o nosso projeto
Erasmus+, “Multlinguismo para uma sociedade Sustentável” teve o seu primeiro
encontro LTT (Learning, Language and Training) em Pescara (Itália), entre 15 e
19 de janeiro de 2018, com a participação de professores e alunos de quatro
países – Itália, Portugal, Suécia e Alemanha. Ao longo de cinco dias, a
partilha, a interação, o convívio, a aprendizagem cooperativa e a diversidade
cultural entrecruzaram-se através de vários idiomas.
Os alunos participantes ficaram alojados em casas de
famílias de alunos italianos do projeto, uma situação que enriqueceu e reforçou
os laços interculturais e linguísticos dos estudantes. Todos os alunos
participaram em aulas de Francês, Espanhol e Alemão, assistiram a aulas de
várias áreas disciplinares, fizeram apresentações sobre os seus países e sobre
dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, preconizados pela ONU até
2030: a igualdade de género e a redução das desigualdades. Os professores e
alunos dos quatro países envolvidos tiveram ainda momentos de aprendizagem e de
formação com conferências proporcionadas por professores universitários e workshops sobre as didáticas das línguas
e o papel do multilinguismo numa sociedade cada vez mais diversa. A escola tem
uma função importante no empowerment de
competências globais que só o conhecimento das línguas permitirá alcançar, numa
perspetiva comunicativa e multidimensional.
Multilingual children enter a decisive level of
development when they begin school: “To be fluent in two or more languages is
an individual and social resource in contemporary Europe”, says the expert on
bilingualism Leist-Villis. “The more languages a child speaks, the more means
of access to different countries are open to him.”
Let’s see what we learn with those who have
experience with multilingualism, we mean, what they say: “To have a command of many languages is a valuable ability in
a Europe that is growing together. Multilingual education in early childhood
gives parents the opportunity to have this ability imparted to their children
effectively in a short space of time.” (The Brain has room for many languages),
in http://www.goethe.de/lhr/prj/mac/msp/en1396470.htm
Isilda Afonso
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
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