quinta-feira, 21 de maio de 2009

António Torrado (o Torradinho) visitou-nos!

Os alunos estavam ansiosos, curiosos e expectantes quanto à visita do escritor António Torrado. Achavam que era muito famoso (o autor da História do Dia) e é sempre alguém que para crianças e jovens parece um ser irreal.
Todos os alunos se encontravam no auditório da E.B. 2/3 de Lamego, alunos que frequentam os 3º, 4º e 5º anos de escolaridade do Agrupamento, tal como se tinha decidido em reunião do subdepartamento de Língua Portuguesa do 2º ciclo em articulação com os professores responsáveis pelo 1º ciclo.
E assim aconteceu como estava previsto! No dia 6 de Maio, a responsável pelo subdepartamento de Língua Portuguesa do 2º ciclo, que lhe tinha feito o convite, apresentou o escritor, já um pouco cansado, devido à longa viagem, mas logo muito alegre com uma interacção com os alunos que os colocou com os ouvidos bem atentos, os motivou constantemente com pequenos episódios da sua vida, lhes falou do seu percurso como escritor, respondeu às questões previamente preparadas, ou seja, fez a festa praticamente à custa das suas sensatas e sábias palavras. Até na sessão de autógrafos teve sempre uma palavrinha de carinho e de amizade para os alunos e professores. Um autêntico “gentleman”.
Muito ainda ficou por perguntar e por dizer, mas haverá mais oportunidades, mais escritores e iremos continuar a lê-lo, pois são livros muito engraçados, muito malandros, mas que nos transmitem ensinamentos a nunca esquecer. Como ele nos disse: nunca tenham receio de começar a escrever, nem que sejam coisas que nos pareçam esquisitas. Depois vamos aperfeiçoando através do que lemos, do que observamos e do que vamos aprendendo com a vida. Pois é assim que tudo se consegue. Sem trabalho e persistência nada se pode conseguir, nem daremos valor ao que nos rodeia.
Foi alguém que nos contagiou e nos fez pensar sobre alguns aspectos dos seus livros e da sua vida pessoal.


Isilda Lourenço Afonso

1 comentário:

Isabel Preto disse...

Sábios comentários, esses de António Torrado! Escrevam e aprendam a gostar de ler...Tiveram muita sorte por estar em directo com alguém famoso.