segunda-feira, 11 de junho de 2012

A volta ao mundo animal...


Era uma vez um rapaz chamado Manuel que era muito curioso. Ora, no dia 3 de julho de 2012, a nossa personagem fez 11 anos.
- Parabéns, filho!... Ai, só de pensar que há 11 anos estavas dentro da minha barriga… - disse-lhe a mãe.
- Ah!? Como? Quem me meteu lá? Como saí? Por que é que não me lembro?
A mãe aconselhou-o a ir consultar o livro do bebé. Contudo, Manuel saltou um pormenor à vista: uma cegonha a levar um bebé.
- “Talvez tenha sido a cegonha!” – pensou.
Infelizmente não existiam cegonhas na sua região … Como iria resolver o mistério?
Três semanas depois, o pai trazia uma boa notícia.
- Ganhei a lotaria! Já gastei algum dinheiro para comprar um dirigível com licença para aterrar nos aeroportos todos! Podemos dar a volta ao mundo!
Dito isto, partiram.

Primeira paragem: Aveiro, Portugal!
Manuel procurou um ninho de cegonha. Bingo! Mesmo à sua frente surgiu um com a cegonha e tudo!
- Ei, senhora Cegonha!
- Diga, cavalheiro… Eu sou a Angelina…
- Posso saber como me meteu dentro da barriga da minha mãe?
- Desculpa?
Manuel mostrou-lhe o livro. Logo a seguir a cegonha debicou o livro numa parte com o arbusto lilás com um melro em cima.
- Eles sabem tudo!
- Ih! – riu o Manuel. – O arbusto?
- Sim, confia em mim. Podemos encontrá-los na Pérsia.

2ª paragem. Pérsia.
Miguel levou a cegonha e viu o melro em cima de um arbusto, o lilás, porque dali se via melhor.
- Estranho, também vejo uma raposa no livro… Ah! Lá está ela!
Começaram a conversar, mas Miguel disse:
- Vamos, ainda nos falta esta andorinha!
Seguidamente lembrou-se:
- Oh, não! O lilás é uma planta e não pode mover-se!
- Vamos pô-lo no vaso!
Dito e feito.

Última paragem: Austrália!
Lá, conheceram um canguru e voltaram para casa com ele.
- Mas … Mas… e a andorinha?
- A andorinha Beta tem a resposta! – disse o canguru Zé.
Quando chegaram a casa, Manuel pensou:
- “Beta é o nome da nossa andorinha em cativeiro!”
Foram falar com ela e esta respondeu:
- Bem – começou – podiam ter vindo logo aqui. Ninguém te meteu na tua mãe. Tu formaste-te lá.
Em seguida riu às gargalhadas.
- Não gastavas nada e tinha sido mais rápido, Manuel!
- Pois – disse Manuel – mas assim não faria amigos novos.
Mais tarde, o pai do Manuel, perito em zoologia, construiu réplicas de habitat para cada um e ficaram com eles.
Quem me dera ter tido uma aventura assim!


                                                                                          Pedro Gomes - 5º 7
Texto elaborado sobre animais e plantas estudados no âmbito do projeto Comenius (escrita criativa)

10 comentários:

Anónimo disse...

Para já dou-te os parabéns por seres um grande escritor... Apesar das viagens serem a países que não conheço, quero dar-te os parabéns, pois o teu texto está muito bom.
Um abraço do teu amigão Hugo, 5.7

Anónimo disse...

Parabéns, Pedro!
Gostei muito de ler o teu texto. Está muito bem organizado, muito imaginativo e as imagens estão perfeitas.
Beijinhos da tua amiga Beatriz Sousa, 5.7.

Anónimo disse...

Pedro, adorei o teu texto.
Um abraço, Luís Pedro, 5.7

Anónimo disse...

Pedro,
O teu texto está um encanto. É engraçado e está cheio de figuras de estilo.
Beijinhos da tua amiga Sabrina, 5.7

Anónimo disse...

Antes de mais, quero dar os parabéns a este mini escritor. Admiro muito a beleza deste texto, e acho o título muito sugestivo.
Beijinhos da Carina 5.7

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns ao meu amigo e colega Pedro Gomes por este belo texto.
Gostei bastante deste texto.
Pedro Piruzzo, 5.7

Anónimo disse...

Gostei muito do texto do meu colega, Pedro!
Acho que está de parabéns, pois é um texto muito bem conseguido.
Espero que ele vença o concurso (se o meu telemóvel voasse), pois os textos deste meu colega são todos muito criativos e muito bons.
Penso que irás ser um grande escritor!
Beijinhos da Ana Rita do 5.7

Anónimo disse...

Adorei o teu texto. Gostei da forma como introduziste as personagens, o modo como encadeaste os acontecimentos e a imaginação que tiveste.
As ilustrações também estão excelentes.
Beijinhos da colega, Beatriz Rebelo, 5.7.

Anónimo disse...

Fiz este texto na aula de substituição de Inglês.
Gosto de desafios e da forma como a professora Isilda Afonso nos propõe as várias actividades.
Agradeço às professoras Ana Cristina Matias e à professora Isilda Afonso, que me motivaram para a escrita e dedico o trabalho a todos os alunos e professores do 5.7.
Cumprimentos do aluno, Pedro Gomes, 5.7

isilda disse...

Bravo, meninos e meninas do 5º 7! Assim é que eu gosto de ver os colegas reconhecer o bom trabalho de outros. Desta forma revelaram que são bons colegas e que sabem apreciar o que é escrever bem.
Agora é só tentar imitar os vossos colegas, porque todos são capazes e a vossa professora Ana Matias dá uma grande ajuda a quem quiser.

Espero que durante as férias leiam, pois sem leitura as ideias não surgem.

Gosto de trabalhar convosco...

Isilda Lourenço Afonso