quarta-feira, 27 de março de 2013

Conetando Mundos - Um Projeto para a Cidadania Global

Ao longo de vários meses, os alunos das turmas 4 e 5 do 6º ano da E. B. 2, 3 de Lamego desenvolveram o Projeto Conetando Mundos a exemplo de anos anteriores. Este ano a temática abordou as questões da alimentação, do saber comer, da fome no mundo, produtos que consumimos e a sua história, como são produzidos, por que processos passam, quem os produz e as injustiças e desigualdades na sua comercialização. O tema global era "Receitas para um Mundo mais Justo".
Os objetivos desta edição do Conetando Mundos eram:
  1. Observar e conhecer a realidade do consumo local comparando-a com outras realidades do mundo para tomarmos consciência das desigualdades e darmo-nos conta de como o nosso consumo pode ter influência sobre a injustiça alimentar.
  2. Analisar as nossas atitudes e comportamentos na hora de consumirmos alimentos para chegar a um consumo responsável que respeite o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável dos povos e relações comerciais justas.
  3. Refletir sobre as alternativas responsáveis de consumo, fomentando atitudes e ações para uma mudança nos nossos hábitos e no nosso meio familiar, e sensibilizando a nossa escola, bairro, cidade,…
  4.  
    Este projeto implica sempre a participação de alunos e professores em situações concretas na interação com outros alunos e professores de todo o mundo, utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação, através do acesso a uma plataforma digital que é criada para o efeito por organismos internacionais, como é o caso da Oxfam, entre outras. Envolve pesquisas apoiadas em documentos dessa plataforma ou da Internet, trocas de materiais entre as equipas, reflexões conjuntas, leitura e escrita de textos ou resolução de situações problemáticas existentes no mundo atual. O produto final, na edição deste ano e para a faixa etária dos 10 aos 12 anos, foi a elaboração de um manifesto para um mundo mais justo nas questões alimentares. Aqui fica o que elaborámos e que foi conhecido pelos outros países participantes.
     

    MANIFESTO PARA A ALIMENTAÇÃO DE AGORA E DO FUTURO
                             E.B. 2, 3 de Lamego
     
    O consumo que realizamos e o seu impato
     
    Comemos várias vezes ao dia, é uma alimentação variada. O que consumimos deveria ser mais cultivado por nós e ser mais ecológico para que os produtos que se adicionam ou aplicam nos alimentos não contribuam para a destruição do planeta. Apesar de não desperdiçarmos muito, ainda deveríamos ter mais cuidado com o que não aproveitamos, quer para animais, quer dando a quem precisa. Quanto à origem do que compramos, achamos que deveríamos ter em atenção as etiquetas com mais frequência para defendermos os nossos produtos e os empregos dos portugueses.
    Compromissos para que o nosso consumo contribua para a justiça
    alimentar
     
    - Consumo mais abudante de vegetais e fruta.
    - Toda a nossa dieta deverá ser mais baseada em produtos naturais e não transformados.
    - Cada família ter a sua horta e pequeno pomar.
    - Consumir apenas o que é da região ou país.
    - Pagar o preço adequado a quem produz.

                                      Alunos do 6º 4 e 6º 5

1 comentário:

Anónimo disse...

espero que este exemplo sirva para muitas pessoas que nao savem aproveitar o que tem neste mundo .