terça-feira, 19 de março de 2013

Nós e os tubarões...


A propósito do mar e de todo o seu encanto e importância para o equilíbrio do nosso planeta, imaginámos uma entrevista um pouco curiosa. Ora leiam.

Mariana e Francisco – Boa tarde, senhores tubarões!

Tubarões – Boa tarde. O que vos traz por aqui?

Francisco – Nós vimos fazer uma entrevista a seres que muito bem conhecem o mar e decidimos fazê-la à vossa espécie.

Tubarões – Mas qual foi a razão dessa escolha?

Mariana – Nós já tínhamos ouvido falar de vós, principalmente devido à vossa sabedoria e por conhecerem muito bem o mundo marinho.

Tubarões – Então o que gostariam assim tanto de saber? Também agora estamos intrigados…

Francisco – Nós gostaríamos de saber como é o vosso mundo, o mar.

Tubarões – Sim, claro. Essa é uma boa questão. O mar é muito bonito, mas tem muitos perigos, como por exemplo nós que somos uma espécie muito perigosa. Há outros peixes e plantas, as próprias ondas e as marés também podem ser muito maus. O Tubarão Branco é o mais perigoso e nós pertencemos a essa família. Alimentamo-nos de peixes, mas não fazemos mal às pessoas, estejam tranquilos.

Mariana – Nós gostávamos de saber como é o fundo do mar. É algo que nos fascina.

Tubarões – No fundo do mar existem criaturas espantosas, mas também muito estranhas. A nossa casa fica mesmo lá no fundinho.

Francisco – Pois…, nós percebemos, mas qual será a criatura mais estranha?

Tubarões – Nós achamos que é o peixe-lua, porque tem uma forma circular, mas muito bem desenhada, uma perfeição.

Mariana – E a mais espantosa?

Tubarões – Para nós é a baleia. É enorme e a sua boca quase pode engolir um navio. Temos muito respeitinho.

Francisco – Vós falastes há pouco num tubarão muito perigoso.

Tubarões – Sim o Tubarão Branco.

Mariana – Podem dizer-nos se conhecem algum que já tenha sido muito perigoso para vós?

Tubarões – Claro. Várias vezes um deles, o maior, fez tudo para conseguir acabar com os nossos filhotes. Nós é que temos muitos seres marinhos que conseguem avisar-nos da sua aproximação e escondemo-nos a tempo. Temos muitos amigos aqui no mar, sem serem tubarões.

Francisco – Hoje não vamos perguntar-vos mais nada, pois de certeza que têm de ir à vossa vida e é bom que não nos esqueçamos de que o Tubarão Branco pode aparecer a todo o momento. No entanto, gostaríamos de contar convosco para uma próxima entrevista, mas sobre outros aspetos relacionados com o mar e a vida que dentro dele existe. E até gostávamos de conhecer histórias fantásticas que se contam entre vós. De certeza que têm muito para nos contar.

Mariana – É como nós, humanos. Também temos muitas histórias para vos contar. Podemos fazer trocas e assim acabamos por nos conhecer melhor.

Tubarões – Realmente nunca tínhamos pensado nisso. Nós temos fama de maus, mas nem todos são assim. Para nós, vocês passaram a ser amigos. Contem connosco.

 

                                    Mariana e Francisco – 6º 5

Sem comentários: