terça-feira, 19 de novembro de 2013

Comemorar é aprender!


 
 No dia 15 de novembro, alunos, professores e comunidade educativa envolveram-se em atividades que permitiram mostrar e dar a conhecer a dinâmica de uma escola centenária. Comemoraram-se os 133 anos de existência da Escola Latino Coelho, uma escola de referência na nossa cidade e região, que tem vindo a formar, ao longo destes anos, cidadãos construtores de uma sociedade que se deseja sã e transformadora em saberes e personalidades.
Entre outras atividades, que se desenrolaram ao longo do dia, quero aqui salientar o trabalho, o sentido de responsabilidade e de competência com que alunos do 8º ano, acompanhados das suas Professoras de Português, Drªs Teresa Silva e Celeste Sousa, apresentaram, interagiram e nos deliciaram com os seus textos criativos, atuais e pertinentes, expressamente elaborados para este dia, em sala de aula.
Todas as atividades se inseriram em conteúdos e saberes curriculares da disciplina de língua materna, dedicados à Mãe (o tema do nosso Agrupamento é A Família), à droga, à violência doméstica, ao abandono familiar, às instituições de apoio à família, às saídas à noite e outros temas tão próximos da realidade dos nosso jovens.
Foram alunos empenhados e responsáveis e que, com o acompanhamento das suas dedicadas professoras, conseguiram dar lições de cidadania e de comprometimento com a realidade que os rodeia.
Estão de parabéns, alunos e professoras, e deixo-vos um apelo: nunca desistam de ler, de escrever, de dar a conhecer as vossas capacidades. Ficou provado que com perseverança e trabalho tudo se alcança. Continuaremos a estar atentos ao vosso trabalho e empenho em se autoformarem, contando sempre com as vossas professoras.
Fica um poema de um aluno que ilustra bem o que de bom se faz na Escola Secundária Latino Coelho, Lamego.



Do Poente Nascente
Sempre velando por nós
Criada da perfeição!
O seu nome é Mãe,
Ralhando e aborrecendo-nos.
Nem sempre gostamos!
Embora saibamos,
Que só fazem por nós o melhor!
Lá nos avisa,
Para estudarmos,
Lá nos avisa,
Para tentar que sejamos,
Sempre os melhores.
Podemos falar mal e até praguejar,
Mas no fundo, no fundinho
Adoramo-la e queremos ser,
Tão perfeitos como a nossa Mãe!
Quem nos ajuda
A estudar e a ser melhores?
Sempre que vamos embora,
Lá está ela à nossa espera,
Para nos dar um beijo.
E, secretamente, nós também,
Esperamos esse tão afortunado momento!

João Francisco – 8º B, nº 7
Professora: Teresa Silva

Sem comentários: