segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Poppy Day

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) grande parte dos combates ocorreu na Europa Ocidental. A bela paisagem sofreu explosões, bombardeamentos e lutas. A paisagem transformou-se rapidamente em campos de lama: cenas sombrias e estéreis onde pouco ou nada podia crescer.

As papoilas vermelhas brilhantes da Flanders (Papaver rhoeas) entretanto, eram flores delicadas mas resilientes e cresceram aos milhares, florescendo mesmo no meio do caos e da destruição. No início de maio de 1915, pouco depois de perder um amigo em Ypres, um médico canadiano, o tenente coronel John McCrae inspirou-se na visão de papoilas para escrever um famoso poema chamado "In Flanders Fields".

O poema de McCrae inspirou uma académica americana, Moina Michael, a fazer e vender papoilas de seda vermelha que foram trazidas para a Inglaterra por uma mulher francesa, Anna Guérin. A Legião Britânica (Royal), formada em 1921, encomendou 9 milhões dessas papoilas e vendeu-as em 11 de novembro daquele ano. As papoilas esgotaram-se quase que imediatamente e o primeiro "Apelo da Papoila" conseguiu mais de £ 106,000. Uma quantidade considerável de dinheiro na época. Isto foi usado para ajudar veteranos da Primeira Guerra Mundial com o emprego e habitação.

Alunos do 2.º ciclo
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

Sem comentários: