terça-feira, 1 de novembro de 2016

Visita de estudo ao Parlamento Europeu - Bruxelas



A cidadania ativa é algo que nos mantém juntos na sociedade. Ao trazer gerações diferentes, a cidadania ativa dá origem à solidariedade, ao bem-estar da sociedade europeia e ao crescimento económico e social dos povos que a integram.
É através dela que nos mantemos a par do que está a acontecer à nossa volta, para adquirir e articular conhecimentos, a fim de sermos capazes de formar uma opinião informada para agirmos de forma adequada, individual ou coletivamente. Promove a integração das crianças e jovens na sociedade e dá-lhes o sentimento de pertença a uma comunidade maior.
Oportunidades para aprender e praticar a autonomia, a responsabilidade, a cooperação e a criatividade permitem o desenvolvimento de um senso de valor pessoal e de especialização em confrontar ambiguidades e tolerar oposições. As instituições europeias são espaços de diálogo, de confronto de opiniões e de interculturalidade que nos ensinam a dignificar pessoas e a refletir sobre temas e problemas locais e globais que tanto nos afetam e sensibilizam.
O ensino da cidadania não pode desligar-se da sua aprendizagem. Há que formar e educar para incluir não só o desenvolvimento da compreensão intercultural (nível emocional), mas também a aquisição de competências operacionais (nível cognitivo) que só serão adquiridas através da prática e experiência (o nível pragmático). Ao mesmo tempo, as competências sociais e de comunicação são de extrema importância para viver em mundos plurais cultural, étnica e linguisticamente diferentes.
Foi com estes pressupostos que um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em Lamego, rumou ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. Esta visita, organizada pelo grupo parlamentar do PCP, também teve a participação de uma escola do Alentejo – Agrupamento da Vidigueira – numa viagem inesquecível que decorreu entre 10 e 15 de outubro. Para além do que foi proporcionado ver, ouvir e interagir, no Parlamento Europeu, serviu como intercâmbio entre duas escolas portuguesas em terras da Bélgica e de França, onde puderam visitar Paris. Cruzaram conhecimentos e conteúdos estudados e mais uma vez os acontecimentos negros da II Guerra Mundial foram recordados numa visita ao campo de concentração de Breendonk, na região de Antuérpia. Tudo o que ouviram foram pequenos pedaços de uma Europa sofredora e sem rumo que existiu e que não podemos esquecer que não passaram muitos anos. Tudo o que se viu, explicado por um guia, articulado com o que tinham estudado sobre a formação da União Europeia e o seu propósito, ficou bem salientado o valor da união e da aceitação do outro. A pluralidade é enriquecedora e nunca motivo de repúdio e de discriminação.
São destes momentos vivos de aprendizagem significativa que necessitamos para que se possa compreender e dizer “não” a extremismos. Tudo isto só foi possível com a ajuda da Associação de Pais, na pessoa do seu presidente, da Direção do Agrupamento de Escolas Latino Coelho e do hipermercado E.Leclerc. Um projeto que envolveu uma grande organização e muita preparação dos alunos por parte dos docentes deste Agrupamento.

Isilda Lourenço Afonso
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

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