terça-feira, 1 de novembro de 2016

Nas nossas sessões de escrita criativa, logo no início do ano, elaborámos textos para apresentarmos na receção a um escritor. Aqui ficam alguns.



Brincando com as palavras

         Era uma vez, num reino muito, muito distante, um menino chamado João. Certo dia, esse menino foi à biblioteca e aí encontrou um monstro que se apoderara deste espaço tão sábio.
         O João ficou com medo e começou a correr, até que tropeçou num livro e foi sugado por ele. Passados alguns minutos, o João acordou e à sua frente, viu algo esquisito. Perguntou:
         - O que és tu?
         - Bi, bidi, bi-bi-bi!
         - O João não percebeu o que ele dizia e questiona um senhor que tinha aparecido por lá:
         - Quem é ele?
         - É um animalices!
         - E o senhor, como se chama?
         - Chamo-me Péssimo!.
         - O que faz?
         - Sou criador de animais…
         - Fiquei esclarecido. Até qualquer dia.
         - Bi-bi.
         O João vai-se embora e, passados alguns minutos, vê uma casa muito grande. Decide ir lá e bater à porta.
         Um senhor veio abri-la. Estava vestido de inventor e com um papel colado à sua bata que dizia “Dédalo”. Pergunta o João:
         - Posso entrar?
         - Podes, rapaz, senta-te.
         - Obrigado.
         O João instala-se e começa a observar a casa e pergunta:
            - O que é aquilo?
         - É a minha máquina de desmatematicar.
         - E o que faz assim de tão extraordinário?
         - Por exemplo, 5x2 transforma esta expressão em 2:5 e continua a fazer outras operações que ninguém ainda entendeu onde é que isso existe.
         O João começa a ouvir barulho e, de repente, acorda e vê que aquilo tudo tinha sido um sonho.

João, Rui, Francisco - 6.º B
Agrupamento de Escolas Latino Coelho




O mo(n)strengo da biblioteca

         No fim das aulas da parte da manhã, a Rita, o Manuel e o Tiago aproveitaram a tarde livre para irem à biblioteca municipal estudar.
         Quando os três amigos aí chegaram, sentaram-se nas cadeiras e prepararam tudo para iniciar o seu estudo. A Rita e o Manuel, quando estavam a fazer os trabalhos de casa de matemática, tiveram uma dúvida e foram esclarecê-la à D. Marisa, a bibliotecária.
         O Tiago, quando acabou todos os trabalhos, sem ter qualquer dúvida, foi procurar um livro para ler. Dirigiu-se à estante de livros de banda desenhada para experimentar um tipo de leitura diferente do habitual. De repente, viu uma sombra e assustou-se. Pensando que era uma pessoa, não se preocupou com o assunto.
         No dia seguinte, à mesma hora, o Tiago deu conta novamente da mesma sombra. Mal os colegas chegaram à mesa, o Tiago contou-lhes o que se tinha passado e, entre todos, decidiram investigar.
         O turno da bibliotecária tinha acabado e, muito apressada, pediu-lhes para ficarem a dirigir as atividades enquanto a sua colega não chegasse.
         Estavam os três sozinhos na biblioteca. Decidiram iniciar o plano. Viram novamente a sombra e seguiram-na. De um momento para o outro ela desapareceu.
         Sentaram-se numa mesa à espera que a sombra regressasse. Apareceu do nada, no meio de uma estante, e viram-na entrar na sala dos livros antigos. Os amigos entraram nessa sala e depararam-se com um cão enorme, todo sujo, encharcado, esfomeado e enroscado no meio dos livros.
         O Tiago, o Manuel e a Rita levaram-no para casa e contaram tudo o que tinha acontecido à bibliotecária. Claro que o cãozito foi tratado e acarinhado por todos e tronou-se uma personagem importante na história da biblioteca.

Leonor, Joana, Francisca, Inês - 6.º B
Agrupamento de Escolas Latino Coelho 


 

Sem comentários: