terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Projecto "Conectando Mundos"

Caros colegas, professores e encarregados de educação!


Estamos a participar num projecto, a nível internacional, promovido por uma Organização Não Governamental (ONG) e que tem como grnde objectivo "Desenvolver a nossa consciência de Cidadania Global". A nossa professora de Língua Portuguesa, Isilda Lourenço Afonso, fez-nos um desafio ao inscrever-nos neste pequeno, mas grande, projecto.
Não só estamos a desenvolver conceitos e ideias como também as nossas competências em manejar as tecnologias da informação, pois obriga-nos a comunicar com alunos de outros países, através de trabalhos, e-mail e escrever comentários. É fixe! Daí que o nome seja "Conectando Mundos" e este ano o tema é "O Efeito Borboleta" baseado na Teoria do Caos.


Já realizámos as duas primeiras fases do projecto e a equipa a que pertencemos tem o nome de El Salvador. Numa primeira fase, a nossa professora fez a apresentação da turma e na fase 2 fizemos a nossa e preenchemos um quadro com as nossas sugestões de como podíamos passar um dia sem energia. Foi difícil, mas com as ideias que surgiram fizemos algo que é digno do vosso conhecimento. Todo o projecto se relaciona com os cuidados e as atitudes que deveremos ter para respeitar o Ambiente.




Vamos deixar-vos as contribuições que enviámos para a plataforma do Conectando Mundos.


Minha apresentação
Escola EB 2/3 de Lamego - Portugal I


Olá, colegas e amigos!



Somos alunos e alunas portugueses, que frequentam o 5º ano de escolaridade (turma 5º 1), na Escola Básica de 2º e 3º ciclos de Lamego.A nossa turma é constituída por 24 alunos: 10 meninas e 14 meninos. Só um aluno vive na cidade de Lamego e os restantes vivem nas aldeias dos arredores da cidade: Cambres, Penude e Juvandes. A nossa escola é um lugar onde gostamos de estar, com boas instalações, várias actividades lúdicas e excelentes professores, sempre prontos a ajudarem e atentos à nossa aprendizagem e formação.A região turística a que pertencemos é denominada Douro Sul, pois situa-se numa zona banhada pelo rio Douro, que nasce em Espanha e vai desaguar junto à cidade do Porto. A nossa cidade fica em pleno coração da vinha que produz o célebre vinho do Porto, entre montanhas, vales e socalcos, onde predomina o xisto, com muito sol, muita luz e de uma beleza selvagem, vinhateira e pacífica. Nos dias que correm, é muito visitada por turistas, não só por causa dos cruzeiros do Douro, como também devido às belas paisagens e monumentos existentes em várias localidades.Quanto aos alunos da turma, podemos dizer que os meninos gostam imenso de jogar futebol e as meninas voleibol. De vez em quando, alguns de nós "esquecem-se" de estudar e os senhores professores lá têm de lhes mostrar que, sem estudo não haverá bons resultados.Estamos a participar neste Projecto pela primeira vez e estamos a achar "o máximo". As senhoras professoras Isabel Cristina Costa e Isilda Lourenço Afonso, nas aulas de Estudo Acompanhado, orientam-nos, mas outros professores irão também ajudar-nos nas próximas fases, principalmente as professoras de Educação Visual. Este trabalho tem-nos feito reflectir e pensar muito...Até breve.


5º 1 - E.b. 2,3 de Lamego – Fevereiro/2009


UM DIA SEM ENERGIA
UM DIA SEM ENERGIA - E. B. 2,3 de Lamego turma – 5º 1

Hora

Acção

O que acontece…

… num dia com energia

… num dia sem energia





7.00
Despertar
O despertador toca.
O galo canta e eu dou um salto. Abro a janela para entrar a luz. Está na hora.



7.15
Fazer a higiene
Vou ao quarto de banho, lavo os dentes, tomo um duche de água quente, seco o cabelo com o secador.
No quarto de banho, lavo os dentes normalmente. Dirijo-me à cozinha, pego na água quente das panelas, aquecida pela fogueira da lareira, à custa de materiais já deitados ao lixo e alguns paus. Numa pequena banheira tomo o meu banho. Para secar o cabelo, utilizo a toalha, deixando que ele seque enquanto me visto.

7.40
Vestir
No quarto, ligo a luz para ver melhor as roupas e ligo o rádio para ouvir as notícias e música.
No quarto, já com as janelas abertas e, no caso de haver pouca claridade, posso acender uma vela, visto-me, mas vou ouvindo o cantar das galinhas, os cumprimentos das pessoas que passam na rua e o som dos passarinhos e dos outros animais.

7.50
Preparar e tomar o pequeno-almoço
Aqueço o leite no fogão ou micro-ondas, torro o pão na torradeira eléctrica, coloco-lhe manteiga e está pronto a comer.
O leite é retirado directamente da vaquinha, da cabra ou da ovelha e tomo-o imediatamente acompanhado de um pão que restou do dia anterior ou de uns biscoitos secos. Não tendo animais, posso aquecer o leite na fogueira que ainda está acesa para aquecer a água.


8.00
Partir para a escola
Ir com o pai no carro, ou apanhar o autocarro.
Ir a pé, de bicicleta, a cavalo, de burro ou de pónei.


8.30
Início das aulas
A campainha soa e dirigimo-nos para as salas. Ligam-se as luzes para começar a aula.
Um empregado toca um sino puxado por uma corda, depois de verificar as horas no seu relógio de corda, ou através do recurso a um relógio de sol. Chegados à sala, abrem-se todas as janelas para iluminar o espaço.

10.00
Intervalo das aulas
Ouve-se a campainha e todos saímos. Nesse tempo de recreio, tomamos um galão quentinho e um croissant aquecido com queijo. Vamos brincar para o exterior.
Volta a tocar o sino, dirigimo-nos para o recreio, comemos a merenda que trouxemos de casa: uma peça de fruta e uma fatia de pão do dia anterior, barrada com manteiga. Vamos brincar ou praticar algum desporto.

10.15
Entrar de novo
A campainha toca e todos vão para as salas.
O sino volta a tocar e todos se dirigem às salas.

12.00
Saída das aulas
A campainha toca. Os alunos são transportados pelos carros ou autocarros.
O sino toca e todos se dirigem para a saída ou para a cantina da escola. Os que saem, pegam nas bicicletas, cavalo, burro, pónei ou vão a pé.

13.00
Almoço
A refeição foi preparada em casa, ou na cantina, com a ajuda do fogão eléctrico ou a gás.
A refeição foi confeccionada com o recurso a uma fogueira com materiais sem utilidade, paus, pinhas, giestas e lenha. O mesmo aconteceu com a refeição da cantina. Em casa, toda a comida que sobrou é guardada em panelas de barro, embrulhadas em jornal e envoltas em cobertores para conservar o calor até ao jantar. Como sobremesa, uma mousse de chocolate instantânea, feita só com água da fonte.

13.50
Tratamento da louça
Colocar a louça na máquina de lavar e ligá-la.
Deitar água na banca com bocadinhos de sabão e lavar a louça, deixando-a secar até à tarde.

14.15
Reinício das aulas
Os alunos voltam à escola de carro ou de autocarro. Ouvem a campainha e entram nas salas.
Os alunos que saíram da escola vêm a pé, de bicicleta, de cavalo, ouvem o sino e entram nas salas.

17.30
Final das aulas
A campainha toca e todos se dirigem para suas casas, de carro, de autocarro, de comboio.
O sino toca e todos saem. Vão a pé, de cavalo, de bicicleta, de pónei.

18.00
Chegada a casa
Lanche rápido, com leite quente e cereais e um sumo feito na trituradora.
Lanche com uma peça de fruta, duas fatias de pão do dia anterior com compota ou queijo caseiro feito a partir do leite do gado.

18.15
Estudo
Na salinha, fazem-se os deveres, já com a luz ligada. Estuda-se.
Na salinha, fazem-se os deveres junto à janela, para aproveitar os últimos raios solares. Quando o sol desaparece, acendem-se velas de cera para iluminar ou candeias com azeite com um pavio. Estuda-se e lê-se com essa iluminação.

19.45
Tempo de lazer
Ver televisão, ir ao ginásio, ler, jogar computador.
Ler, conversar, escrever uma página de diário, jogar ao “stop”, ao monopólio, xadrez, damas, ajudar a mãe na preparação do jantar, etc., sempre com a luz das velas ou das candeias de azeite.

20.00
Jantar
Preparar a refeição no fogão, no grelhador eléctrico, no micro-ondas.
Todos vão para a mesa, iluminada por velas ou candeias de azeite. A comida é retirada das panelas de barro, conservadas em cobertores, acompanhada de uma salada de alface ou de cenoura. Bebe-se água da fonte e, de sobremesa, uma peça de fruta.

21.00
Tratamento da louça
Lava-se à mão na banca com detergente e água quente do esquentador ou do cilindro a electricidade. Por vezes, utiliza-se a máquina de lavar a louça.
Lava-se a louça na banca com água fria e sabão de barra raspado em lascas para dissolver a gordura. Deixa-se a secar no lava-louça.


21.30
Antes de dormir
Joga-se computador, vê-se televisão ou lê-se o jornal.
Ouvem-se histórias, trocam-se impressões sobre o dia de trabalho ou lêem-se histórias.

22h
Ir dormir
Fazer a sua higiene na casa de banho, com água quentinha canalizada, ir para a cama e desligar as luzes.
Fazer a sua higiene com água tépida que estava em panelas desde o almoço, bem conservadas com cobertores, à luz das velas ou das candeias de azeite. Dirigir-se para o quarto, escrever um pouco no seu diário ou ler. Apagar as velas ou a candeia.

22.15
Tratamento da roupa suja
Colocá-la na máquina de lavar roupa.
Esperar que a electricidade chegue para a máquina ou deitar água numa bacia com bocados de sabão, colocar a roupa durante a noite para ser passada por água no dia seguinte.



Podem aceder ao seguinte blogue sobre alguns testemunhos que professores e alunos irão deixar e que começa a deixar-nos curiosos:


Os alunos do 5º 1 - E.B. 2/3 de Lamego

Sem comentários: