Vamos dar-vos conta do que temos feito no nosso Projecto "Conectando Mundos". Para além de termos estado em contacto com outras equipas de outros países, online, também já estamos a desenvolver um instrumento que utilize materiais reciclados e energias alternativas, dentro das nossas possibilidades.
A Hepátia deu-nos algumas sugestões: um relógio de sol, um moinho de vento, um forno solar, um concentrador solar e uma máquina fotográfica de cartão. São sugestões engraçadas, embora algumas um pouco difíceis para nós.
Ora, como tínhamos prazos a cumprir para decidir o nosso invento, todos os grupos deram a sua opinião, com as ajudas das nossas professoras, e decidimos construir algo relacionado com a nossa zona e aplicado à nossa escola - a chamada microgeração. A nossa zona já possui muitas ventoinhas para produção de electricidade, devido ao vento e montanhas que assim o permitem e o sol que também é muito utilizado pelas pessoas para a captação do calor do sol. Estamos a trabalhar nas aulas de Educação Visual, com as senhoras professoras Cidália e Amália e também com a ajuda do senhor professor Tony. Tem sido fixe! É diferente, mas as nossas professoras também se fartam de trabalhar. Às vezes não nos portamos muito bem e, elas têm de se zangar para que o trabalho fique em condições.
Os outros grupos que constituem a nossa equipa são todos de Espanha (gostamos de ler o que eles nos escrevem nos mails e nós respondemos, claro, em português) e já apresentaram as suas intenções de elaboração desses inventos. A nossa equipa tem o nome de El Salvador. Reparem no que os grupos se propõem fazer:
Escuela: CEPR. Ángel Campano Invento: Reloj solar
Escuela: CP Serantes Invento: molinillo de viento funciona con el aire y produce energia la hemos escogido porque de forma sencilla explica una energia alternativamateriales:cartulina, un alfiler, un boton, una goma de borrar, pegamento.
Escuela: EB 2 ,3 Gomes Eanes de Azurara de Mangualde Invento: Olá, Hipatia, gostamos imenso da tua proposta, apesar de ser um pouco difícil.Vamos tentar dar o nosso melhor.Estamos a pensar construir uma miniatura de um barco à vela e uma ventoinha.
Escuela: Escola Básica 2/3 Bernardino Machado - Joane - Invento: O nosso aparelho chama-se esmagador a vento, que serve para esmagar os frutos e adquirir o sumo. A razão da nossa escolha advém desta região ser a região do vinho verde, e ao mesmo tempo serve para outros frutos com a azeitona que existe no nosso país.Será um aparelho que utilizará uma vela que fará mover um eixo excêntrico e este por sua vez levanta e cai um peso que esmagará as frutas pretendidas.
Escuela: Escola EB 2/3 de Lamego - Portugal - Invento: A nossa turma, 5º1 da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Lamego, decidiu construir uma maquete que representa o edifício da nossa escola e o ginásio.Pretendemos mostrar que, através de uma turbina, movida à custa do vento, se obtém energia suficiente para a iluminação do edifício principal da escola.Por outro lado, para aquecer a água dos banhos no ginásio, pensamos instalar nessa maquete um pequeno painel solar que acumulará calor para produzir energia necessária ao aquecimento da água.A turma 5º1 da E.B. 2/3 de Lamego
Escuela: escola El Drac. Invento: Estamos diseñando a partir de un efecto mariposa, con materiales reutilizados y reciclados, una puesta en marcha de un sistema de filtrado de aguas residuales, para depurarlas en aguas claras, para limpieza o riego.
Escuela: sagrado Corazon Invento: pilas de tamaño de una caja de leche que se cargen con la energia del sol y que sirvan para recargar pilas pequeñas.¡ ES UNA BUENA IDEA!!
Escuela: CP Serantes Invento: molinillo de viento funciona con el aire y produce energia la hemos escogido porque de forma sencilla explica una energia alternativamateriales:cartulina, un alfiler, un boton, una goma de borrar, pegamento.
Escuela: EB 2 ,3 Gomes Eanes de Azurara de Mangualde Invento: Olá, Hipatia, gostamos imenso da tua proposta, apesar de ser um pouco difícil.Vamos tentar dar o nosso melhor.Estamos a pensar construir uma miniatura de um barco à vela e uma ventoinha.
Escuela: Escola Básica 2/3 Bernardino Machado - Joane - Invento: O nosso aparelho chama-se esmagador a vento, que serve para esmagar os frutos e adquirir o sumo. A razão da nossa escolha advém desta região ser a região do vinho verde, e ao mesmo tempo serve para outros frutos com a azeitona que existe no nosso país.Será um aparelho que utilizará uma vela que fará mover um eixo excêntrico e este por sua vez levanta e cai um peso que esmagará as frutas pretendidas.
Escuela: Escola EB 2/3 de Lamego - Portugal - Invento: A nossa turma, 5º1 da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Lamego, decidiu construir uma maquete que representa o edifício da nossa escola e o ginásio.Pretendemos mostrar que, através de uma turbina, movida à custa do vento, se obtém energia suficiente para a iluminação do edifício principal da escola.Por outro lado, para aquecer a água dos banhos no ginásio, pensamos instalar nessa maquete um pequeno painel solar que acumulará calor para produzir energia necessária ao aquecimento da água.A turma 5º1 da E.B. 2/3 de Lamego
Escuela: escola El Drac. Invento: Estamos diseñando a partir de un efecto mariposa, con materiales reutilizados y reciclados, una puesta en marcha de un sistema de filtrado de aguas residuales, para depurarlas en aguas claras, para limpieza o riego.
Escuela: sagrado Corazon Invento: pilas de tamaño de una caja de leche que se cargen con la energia del sol y que sirvan para recargar pilas pequeñas.¡ ES UNA BUENA IDEA!!
Escuela: VIRGEN DE TISCAR Invento: Boletín de inscripciónPrimer Concurso Internacional de inventos que funcionan con energías renovablesNombre del centro:VIRGEN DE TISCARPaís de origen:ESPAÑA
Vão surgir inventos interessantes. Mas agora temos de trabalhar muito, pois já falta pouco para terminar esta fase do Projecto.
Alunos do 5º 1 - Projecto "Conectando Mundos"
1 comentário:
Parabéns pelo projecto, que acho excelente, não só por fomentar a capacidade de inovar, de criar,(tão necessária, no momento actual) mas também pela oportunidade de conectar o mundo.
Força, pequenos Grandes Inventores!
Vou seguir a progressão do vosso invento.
Um abraço de apreço aos professores por todo o trabalho e dinâmica. Se precisarem de mim, é só dizer...
Lídia Valadares
Enviar um comentário