terça-feira, 5 de junho de 2012

Arte com História...


Num dia de maio, quente e cheio de sol, abrasador, a nossa turma foi visitar uma exposição de tapeçarias de arte contemporânea que se encontra no Museu de Lamego. Desta forma a nossa aula de português foi mesmo no exterior da escola. Destinava-se não só à observação, mas também aprendermos a relacionar e a emitir opiniões sobre algo que se depara aos nossos olhos.
A nossa professora, Isilda Afonso, preparou-nos para a saída, dizendo algumas regras e também nos deu algumas informações sobre o que íamos ver, relacionar e opinar, pois tratava-se de conteúdos das disciplinas de português e de história e, claro, os aspetos artísticos que ilustrariam episódios importantes da nossa história.

A tapeçaria de Portalegre é considerada a melhor tapeçaria mural do mundo. Ora, com estes trabalhos no nosso museu era de não deixar perder a ocasião. Foram tapeçarias executadas no Estado Novo, sobre factos históricos e que fazem parte de museus, tribunais, ministérios, bibliotecas, embaixadas, etc. Além das tapeçarias também estão expostos cartões originais, na maioria inéditos, de Guilherme Camarinha, Amândio Silva, Almada Negreiros, joão Tavares e Lino António.
A senhora Drª. Alexandra foi excelente nas explicações, diálogos e questões sobre cada tapeçaria, pois nós tínhamos a obrigação de saber enquadrar todos aqueles episódios na história de Portugal. Fomos tomando notas e, melhor ainda... Ficávamos de boca aberta de cada vez que nos ia apresentando uma nova tapeçaria. É que todas elas nos desafiavam a observar, a pensar e a tomar notas e a não querermos perder nada do que nos iam dizendo.

Uma das tapeçarias mais apreciadas por todos nós foi a de autoria de Cândido Costa Pinto, no ano de 1960, e que se chamava "Epopeia Marítima". Claro, os nossos descobrimentos estavam ali retratados num mapa em que várias rotas se cruzavam, o Adamastor aparece disfarçado de rochedo maldito (os perigos que enfrentaram os nossos marinheiros no mar), e ao mesmo tempo um monstro esquisito, mas com uma fada que simboliza, talvez, a magia e a feitiçaria daqueles tempos que servia para explicar o que nem sempre era de fácil compreensão.
Todas as tapeçarias são belíssimas, todas retratam a nossa história, mas vale a pena observá-las e em silêncio meditar e recuar no tempo para mais valor darmos aos nossos antepassados.

Visitem e deixem-se levar pela magia da história do nosso país, tão bem tecido e retratado por mãos hábeis e sábias.

                                                               Alunos do 6º 5


7 comentários:

Anónimo disse...

Esta visita ao museu foi muito intressante, pois ensinou-nos diversas histórias e lições sobre a história de portugal.


Bia e Marta

Anónimo disse...

Na visita ao museu de Lamego,vimos várias tapeçarias de grandes pintores.Estas tapeçarias retratavam a história de Portugal.
Achamos esta visita muito interessante, pois melhorou a nossa aprendizagem sobre tapeçarias e a sua descrição.
Achamos que esta visita deve ser feita por outras turmas, pois é muito importante para a aprendizagem dos outros alunos.


Pedro-nº19
Mara-nº17
Luís-nº16

Anónimo disse...

A visita ao Museu de Lamego foi muito interessante para o conhecimento cultural e histórico.
Fez-nos interessar mais por tapeçarias que nos transmitem algumas das histórias portuguesas.
Gostamos desta visita e recomendamos a todas as pessoas que visitem o Museu de Lamego.

Eduarda Gomes,Henrique Madanelo,Inês Almeida,Rúben Teixeira e Sérgio Filipe-6º5

Anónimo disse...

Adorei este dia!
Vi tapeçarias que relatavam momentos importantes de Portugal.
Deram-nos a conhecer como se faziam
tapeçarias.As mais admiradas foram as de Guilherme Camarinha.
Recomendamos a ida ao museu de Lamego para reconhecerem vários momentos da história de Portugal.

José Augusto, Juliana Teixeira e Rúben Carvalho.

Anónimo disse...

Este dia foi muito interssante , porque apreciamos tapeçarias de Portalegre onde nos disseram como se faziam e onde.A senhora Doutora Alexandra Braga explicou-nos a história de cada uma das tapeçarias. Foi excelente , ficamos reconhecidos.

Sofia e Hugo

Anónimo disse...

Foi uma atividade excelente, momentos de conhecimento. Ficamos a conhecer diversos pintores, criadores destas maravilhosas tapeçarias. Foram momentos inesquecíveis de pura arte, que nos fazem recordar a nossa história.
Arte com história.

Bárbara Carrulo Rodrigues Nº3 6º5
Joana Margarida Neves Nascimento Nº11 6º5

Anónimo disse...

Quero dizer aos alunos do 6º5 que escrevem muito bem e que tem um texto muito giro porque eu estive a ler o texto e eu acho que tem muito jeito para escreverem o texto destes assim tao enorme .
Mas o que significa e que a senhora professora Isilda Afonso explica muito bem a materia logo é que os alunos escrevem assim mas ta muito giro .
Para me despedir mando-vos um beijinho grande para os alunos que escreveram isto.
Beatriz Azevedo 6º4 nº7