sábado, 9 de junho de 2012

Rádio Júnior: uma experiência colaborativa e transformadora na formação de crianças e de jovens


Um programa de rádio escolar pressupõe um trabalho de equipa em que o aluno aprende a ouvir, falar, julgar, respeitar, decidir, colaborar e acolher as decisões, em que a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer servem para que este espaço de aprendizagem represente uma convivência dialógica e de transformação.

As crianças e os jovens envolvidos no processo de produção de programas de rádio estão em constante relação com o ambiente sociocultural que os envolve, sendo uma porta de entrada ao conhecimento de novos estilos, formatos, linguagem, fazendo com que conteúdos e saberes se tornem mais dinâmicos e atraentes.

No século XXI, a Escola busca diminuir a distância entre si e a vida do quotidiano, utilizando a rádio no ato educativo com o objetivo de se contribuir para o preenchimento de uma lacuna entre sociedade e escola, permitindo desenvolver competências e habilidades indicadas nos programas escolares (capacidade de síntese, de raciocínio, de verbalização de ideias, etc.) e viabilizar um projeto de vida e de sociedade melhor. Os programas de rádio, materializados por alunos e orientados pelos professores e outros elementos da comunidade educativa, constituem uma prática viva de cidadania e contribuem, certamente, para a construção de uma sociedade mais justa, formada por cidadãos capazes de decidir o seu próprio percurso. Este tipo de projetos tornam-se elementos que priorizam a autoestima e a autovalorização dos membros da comunidade, permitindo a sua expressão, através da ampliação da sua voz, tornando-os agentes e produtores culturais.

O projeto desenvolvido pelo Agrupamento Vertical de Lamego, com a colaboração dedicada e sempre pronta da Rádio Clube de Lamego, tem sido uma realidade, uma experiência única para alunos, professores e comunidade educativa. Com o nome de Rádio Júnior, escolhido pelos alunos, os programas têm cumprido uma verdadeira missão de cidadania local e regional. As gravações são momentos únicos de aprendizagem, de intercâmbio de saberes radiofónicos, culturais e linguísticos e o programa avaliado como algo que motiva e envolve de forma interativa os alunos e os insere em aprendizagens mais reais, mais significativas.

Todos os alunos, desde a educação pré-escolar ao 3º ciclo, têm tido uma experiência de aprendizagem que lhes tem permitido aprender todos os passos que levam à criação de uma rádio, mas também de conhecer linguagens da comunicação, assim como todos os procedimentos que devem ser seguidos para a criação da estrutura do programa, na construção de um cartaz, criação de jingles e spots de rádio e na aprendizagem. As professoras responsáveis por toda a orgânica, gravação e colocação no ar dos programas semanais da Rádio Júnior, Isabel Mirandela, Lurdes Cardoso e Fátima Gouveia, com a sempre presente e encorajadora Manuela Coelho, da Rádio Clube de Lamego (e não podemos esquecer o senhor Professor Júlio Coelho que aceitou de imediato o convite formulado pelo agrupamento), têm ensinado e desenvolvido com os alunos e a comunidade uma tarefa inovadora e continuada, mas muito exigente. Desta forma, se divulgam as boas práticas do Agrupamento, contribuindo para um clima positivo nas relações interpessoais e constituindo um veículo indispensável para o conhecimento de novos estilos, formatos, linguagens, histórias de vida e tudo o mais que a criatividade na diversidade possa permitir. As gravações são sempre realizadas durante a semana, em horário pós-letivo, para que o programa vá para o ar todos os sábados, entre as 14 e as 14:30h, nas frequências 97 e 107.9 FM.

É por todos nós reconhecido que a era digital em que estamos envolvidos nos fascina e nos influencia sem darmos conta, mas, como nos dizia Eckart Wintzen:”Conetar computadores é um trabalho. Conetar pessoas é uma arte”. É disso que o mundo está a precisar: saber envolver o outro, saber motivá-lo para aquilo que permite a compreensão entre pessoas. O diálogo que se tem verificado entre alunos, participantes nos programas e os ouvintes revela que ainda há muito a fazer pelas relações interpessoais, há ainda muito a descobrir acerca de nós e dos que nos acompanham nesta viagem multicultural.

                                               Isilda Lourenço Afonso 

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola a todos os lêem este texto como por exemplo eu que ja o li 5 vezes onde o adorei o ler.
E da forma que eu ia lendo via sempre as senhoras professoras na radio junior .
Quero dizer que estas duas senhoras professoras tem muito jeito para os escrever um ou mais textos.
Para poder terminar mando um beijinho as professoras que escreveram isto tudo .
Beatriz Azevedo 6º4

Anónimo disse...

Ola a todos os lêem este texto como por exemplo eu que ja o li 5 vezes onde o adorei o ler.
E da forma que eu ia lendo via sempre as senhoras professoras na radio junior .
Quero dizer que estas duas senhoras professoras tem muito jeito para os escrever um ou mais textos.
Para poder terminar mando um beijinho as professoras que escreveram isto tudo .
Beatriz Azevedo 6º4