terça-feira, 19 de março de 2013

Um ano após o desastre de Spoboon


(Esta notícia não foi real, mas baseia-se em factos reais e nós, a partir do que vimos, ouvimos e lemos, recriámos outra para que todos nós possamos refletir sobre a importância do Mara e os perigos que o espreitam. Respeitemo-lo.)

Faz hoje um ano que o grande petroleiro Spoboon navegava pelos mares do oceano Pacífico quando deixou verter toneladas de litros de crude mesmo em pleno alto mar.
Foi uma catástrofe para todos os seres deste lugar longínquo, algures no oceano Pacífico. Milhões de peixinhos ainda recém-nascidos morreram asfixiados, não esquecendo todos os outros seres animais e vegetais que não conseguiram sobreviver a estas substâncias tóxicas que se libertavam constantemente à medida que a maré negra alastrava a outros espaços.
O Spoboon dirigia-se para a Austrália com um grande carregamento de crude que tinha sido adquirido nos países do Médio Oriente, onde iria ser transformado em petróleo e em outros produtos. O motivo deste acidente está num buraco que se abriu no casco do barco, ao roçar levemente nuns rochedos muito escondidos no mar e que faziam parte de um cabo. Quase ninguém deu conta dessa situação, pois não se sentiu qualquer estrondo. Só quando se começou a dar conta da água que entrava e as máquinas deixarem de funcionar é que o comandante do navio teve a real visão do que estava a acontecer e… já era tarde. O barco estava perdido e era necessário salvar a tripulação. Parecia impossível que com todas as precauções e condições do petroleiro pudesse acontecer algo deste género.
O oceano Pacífico ficou naquela zona muito maltratado e durante vários anos foi limpo e tratado com as técnicas mais sofisticadas para erradicar aquelas substâncias que tanta morte provocaram. Algumas espécies marinhas desapareceram mesmo.

 
           Ana Filipa, Carla, Sandra e Rui – 6º 4

2 comentários:

Anónimo disse...

esta muito lindo parabens a estas meninas que sabem escrever muito bem continuem assim que vao num bom caminho as minhas princesaslindas . parabens a senhora professora isilda afonso que puxou por a nossa turma . ja tenho saudades suas muitas felicidades para a sua vida .agora dou valor ao que a senhora professora nos disse sem si ja nao sei fazer muita coisa .

Anónimo disse...

Acho que voces tem muito jeito para fazer este tipo de textos parabens aos quatro ja que o texto foi feito pelos quatro.
Beijinhos da vossa amiga Mónica 6º4 nº22