terça-feira, 12 de abril de 2022

Um pesadelo, mas ...noutra época!

 

Certo dia, Manuel acordou num navio e percebeu que era português por causa das bandeiras, mas não sabia em que ano estava. De repente, um homem tocou-lhe no ombro, este que parecia ser o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, que lhe disse:

- Meu filho, já estás acordado? – perguntou, surpreendido!

- Ah! Sim, papá, sim. - respondeu-lhe, confuso.

Manuel olhou em seu redor. O local em que estava era agitado como as ondas do mar a bater na proa, barulho de pipas de rum a baterem umas nas outras, cheiro repugnante do peixe e dos marinheiros. Apercebeu-se que estava numa nau! De súbito ouviu:

- Terra á vista! Terra á vista, preparar âncora! - gritou Pedro com o seu chapéu e capa com detalhes de ouro e muito confiante.

Um tempo depois, Pedro, juntamente com os seus companheiros desceram à descoberta pela suposta ilha, verdejante, deserta e selvagem mas, o mais importante, bela!

- Meu filho, fica aqui, pois a ilha pode ser muito perigosa e controla o barco para não acontecer nada - disse Pedro para o seu suposto filho.

- Sim, papá, claro! Este navio não sai daqui! - exclamou Manuel.

 Manuel estava aterrorizado. Ele só queria sair daquele pesadelo. A única coisa que ele queria de verdade era estar na sua cama ao lado da sua mãe, aconchegado e feliz. Decidiu então que iria fugir, mas ao longe viu um navio que mais tarde se apercebeu que era pirata.

Os piratas estavam prontos para os atacar. Repentinamente, Manuel avistou ao longe um dos piratas a usar um lenço igual o qu
e encontrara em sua casa.

O descobridor, juntamente com os seus acompanhantes, foram para a guerra.

Manuel queria descobrir os segredos dos piratas. Por isso, decidiu entrar no navio pirata. Ele encontrou um menino da sua idade, loiro, magro, Moreno e de olhos azuis, com o lenço vermelho na cabeça. Manuel pensara que ele era gentil pois havia dado o seu lenço a Manuel. Tiveram uma longa conversa:

- Queres ir conhecer o navio do meu pai? - perguntou Simba, o menino pirata.

- Sim, claro, mas temos de ir com cautela - alertou Manuel.

- O que é cau... te... la? - interrogou o menino africano.

- Com cuidado, ok?

            Simba apresentou a Popa, o Boreste, a Proa e finalizou com o Bombordo. Apresentou-lhe também a prancha dos tubarões onde Manuel foi empurrado para o mar.

Nesse momento ele acordou em sua casa juntamente com a sua mãe. Ele acabou por acalmar-se e ficou tudo bem.

Filipa Lopes, Íris Miguel Guedes, Luana Trindade - clube de escrita criativa

 

Sem comentários: