terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Projecto "Conectando Mundos"

Caros colegas, professores e encarregados de educação!


Estamos a participar num projecto, a nível internacional, promovido por uma Organização Não Governamental (ONG) e que tem como grnde objectivo "Desenvolver a nossa consciência de Cidadania Global". A nossa professora de Língua Portuguesa, Isilda Lourenço Afonso, fez-nos um desafio ao inscrever-nos neste pequeno, mas grande, projecto.
Não só estamos a desenvolver conceitos e ideias como também as nossas competências em manejar as tecnologias da informação, pois obriga-nos a comunicar com alunos de outros países, através de trabalhos, e-mail e escrever comentários. É fixe! Daí que o nome seja "Conectando Mundos" e este ano o tema é "O Efeito Borboleta" baseado na Teoria do Caos.


Já realizámos as duas primeiras fases do projecto e a equipa a que pertencemos tem o nome de El Salvador. Numa primeira fase, a nossa professora fez a apresentação da turma e na fase 2 fizemos a nossa e preenchemos um quadro com as nossas sugestões de como podíamos passar um dia sem energia. Foi difícil, mas com as ideias que surgiram fizemos algo que é digno do vosso conhecimento. Todo o projecto se relaciona com os cuidados e as atitudes que deveremos ter para respeitar o Ambiente.




Vamos deixar-vos as contribuições que enviámos para a plataforma do Conectando Mundos.


Minha apresentação
Escola EB 2/3 de Lamego - Portugal I


Olá, colegas e amigos!



Somos alunos e alunas portugueses, que frequentam o 5º ano de escolaridade (turma 5º 1), na Escola Básica de 2º e 3º ciclos de Lamego.A nossa turma é constituída por 24 alunos: 10 meninas e 14 meninos. Só um aluno vive na cidade de Lamego e os restantes vivem nas aldeias dos arredores da cidade: Cambres, Penude e Juvandes. A nossa escola é um lugar onde gostamos de estar, com boas instalações, várias actividades lúdicas e excelentes professores, sempre prontos a ajudarem e atentos à nossa aprendizagem e formação.A região turística a que pertencemos é denominada Douro Sul, pois situa-se numa zona banhada pelo rio Douro, que nasce em Espanha e vai desaguar junto à cidade do Porto. A nossa cidade fica em pleno coração da vinha que produz o célebre vinho do Porto, entre montanhas, vales e socalcos, onde predomina o xisto, com muito sol, muita luz e de uma beleza selvagem, vinhateira e pacífica. Nos dias que correm, é muito visitada por turistas, não só por causa dos cruzeiros do Douro, como também devido às belas paisagens e monumentos existentes em várias localidades.Quanto aos alunos da turma, podemos dizer que os meninos gostam imenso de jogar futebol e as meninas voleibol. De vez em quando, alguns de nós "esquecem-se" de estudar e os senhores professores lá têm de lhes mostrar que, sem estudo não haverá bons resultados.Estamos a participar neste Projecto pela primeira vez e estamos a achar "o máximo". As senhoras professoras Isabel Cristina Costa e Isilda Lourenço Afonso, nas aulas de Estudo Acompanhado, orientam-nos, mas outros professores irão também ajudar-nos nas próximas fases, principalmente as professoras de Educação Visual. Este trabalho tem-nos feito reflectir e pensar muito...Até breve.


5º 1 - E.b. 2,3 de Lamego – Fevereiro/2009


UM DIA SEM ENERGIA
UM DIA SEM ENERGIA - E. B. 2,3 de Lamego turma – 5º 1

Hora

Acção

O que acontece…

… num dia com energia

… num dia sem energia





7.00
Despertar
O despertador toca.
O galo canta e eu dou um salto. Abro a janela para entrar a luz. Está na hora.



7.15
Fazer a higiene
Vou ao quarto de banho, lavo os dentes, tomo um duche de água quente, seco o cabelo com o secador.
No quarto de banho, lavo os dentes normalmente. Dirijo-me à cozinha, pego na água quente das panelas, aquecida pela fogueira da lareira, à custa de materiais já deitados ao lixo e alguns paus. Numa pequena banheira tomo o meu banho. Para secar o cabelo, utilizo a toalha, deixando que ele seque enquanto me visto.

7.40
Vestir
No quarto, ligo a luz para ver melhor as roupas e ligo o rádio para ouvir as notícias e música.
No quarto, já com as janelas abertas e, no caso de haver pouca claridade, posso acender uma vela, visto-me, mas vou ouvindo o cantar das galinhas, os cumprimentos das pessoas que passam na rua e o som dos passarinhos e dos outros animais.

7.50
Preparar e tomar o pequeno-almoço
Aqueço o leite no fogão ou micro-ondas, torro o pão na torradeira eléctrica, coloco-lhe manteiga e está pronto a comer.
O leite é retirado directamente da vaquinha, da cabra ou da ovelha e tomo-o imediatamente acompanhado de um pão que restou do dia anterior ou de uns biscoitos secos. Não tendo animais, posso aquecer o leite na fogueira que ainda está acesa para aquecer a água.


8.00
Partir para a escola
Ir com o pai no carro, ou apanhar o autocarro.
Ir a pé, de bicicleta, a cavalo, de burro ou de pónei.


8.30
Início das aulas
A campainha soa e dirigimo-nos para as salas. Ligam-se as luzes para começar a aula.
Um empregado toca um sino puxado por uma corda, depois de verificar as horas no seu relógio de corda, ou através do recurso a um relógio de sol. Chegados à sala, abrem-se todas as janelas para iluminar o espaço.

10.00
Intervalo das aulas
Ouve-se a campainha e todos saímos. Nesse tempo de recreio, tomamos um galão quentinho e um croissant aquecido com queijo. Vamos brincar para o exterior.
Volta a tocar o sino, dirigimo-nos para o recreio, comemos a merenda que trouxemos de casa: uma peça de fruta e uma fatia de pão do dia anterior, barrada com manteiga. Vamos brincar ou praticar algum desporto.

10.15
Entrar de novo
A campainha toca e todos vão para as salas.
O sino volta a tocar e todos se dirigem às salas.

12.00
Saída das aulas
A campainha toca. Os alunos são transportados pelos carros ou autocarros.
O sino toca e todos se dirigem para a saída ou para a cantina da escola. Os que saem, pegam nas bicicletas, cavalo, burro, pónei ou vão a pé.

13.00
Almoço
A refeição foi preparada em casa, ou na cantina, com a ajuda do fogão eléctrico ou a gás.
A refeição foi confeccionada com o recurso a uma fogueira com materiais sem utilidade, paus, pinhas, giestas e lenha. O mesmo aconteceu com a refeição da cantina. Em casa, toda a comida que sobrou é guardada em panelas de barro, embrulhadas em jornal e envoltas em cobertores para conservar o calor até ao jantar. Como sobremesa, uma mousse de chocolate instantânea, feita só com água da fonte.

13.50
Tratamento da louça
Colocar a louça na máquina de lavar e ligá-la.
Deitar água na banca com bocadinhos de sabão e lavar a louça, deixando-a secar até à tarde.

14.15
Reinício das aulas
Os alunos voltam à escola de carro ou de autocarro. Ouvem a campainha e entram nas salas.
Os alunos que saíram da escola vêm a pé, de bicicleta, de cavalo, ouvem o sino e entram nas salas.

17.30
Final das aulas
A campainha toca e todos se dirigem para suas casas, de carro, de autocarro, de comboio.
O sino toca e todos saem. Vão a pé, de cavalo, de bicicleta, de pónei.

18.00
Chegada a casa
Lanche rápido, com leite quente e cereais e um sumo feito na trituradora.
Lanche com uma peça de fruta, duas fatias de pão do dia anterior com compota ou queijo caseiro feito a partir do leite do gado.

18.15
Estudo
Na salinha, fazem-se os deveres, já com a luz ligada. Estuda-se.
Na salinha, fazem-se os deveres junto à janela, para aproveitar os últimos raios solares. Quando o sol desaparece, acendem-se velas de cera para iluminar ou candeias com azeite com um pavio. Estuda-se e lê-se com essa iluminação.

19.45
Tempo de lazer
Ver televisão, ir ao ginásio, ler, jogar computador.
Ler, conversar, escrever uma página de diário, jogar ao “stop”, ao monopólio, xadrez, damas, ajudar a mãe na preparação do jantar, etc., sempre com a luz das velas ou das candeias de azeite.

20.00
Jantar
Preparar a refeição no fogão, no grelhador eléctrico, no micro-ondas.
Todos vão para a mesa, iluminada por velas ou candeias de azeite. A comida é retirada das panelas de barro, conservadas em cobertores, acompanhada de uma salada de alface ou de cenoura. Bebe-se água da fonte e, de sobremesa, uma peça de fruta.

21.00
Tratamento da louça
Lava-se à mão na banca com detergente e água quente do esquentador ou do cilindro a electricidade. Por vezes, utiliza-se a máquina de lavar a louça.
Lava-se a louça na banca com água fria e sabão de barra raspado em lascas para dissolver a gordura. Deixa-se a secar no lava-louça.


21.30
Antes de dormir
Joga-se computador, vê-se televisão ou lê-se o jornal.
Ouvem-se histórias, trocam-se impressões sobre o dia de trabalho ou lêem-se histórias.

22h
Ir dormir
Fazer a sua higiene na casa de banho, com água quentinha canalizada, ir para a cama e desligar as luzes.
Fazer a sua higiene com água tépida que estava em panelas desde o almoço, bem conservadas com cobertores, à luz das velas ou das candeias de azeite. Dirigir-se para o quarto, escrever um pouco no seu diário ou ler. Apagar as velas ou a candeia.

22.15
Tratamento da roupa suja
Colocá-la na máquina de lavar roupa.
Esperar que a electricidade chegue para a máquina ou deitar água numa bacia com bocados de sabão, colocar a roupa durante a noite para ser passada por água no dia seguinte.



Podem aceder ao seguinte blogue sobre alguns testemunhos que professores e alunos irão deixar e que começa a deixar-nos curiosos:


Os alunos do 5º 1 - E.B. 2/3 de Lamego

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Viva a alegria e os foliões!

CARNAVAL É ALEGRIA


O Carnaval é uma época de brincadeira, de folia, de alegria, de dança, convívio, divertimento e de esquecermos tristezas.
Os cortejos e bailes de máscaras são constituídos por palhaços, columbinas e arlequins. Por vezes, na terça-feira de Carnaval, utilizamos bisnagas, confetis, serpentinas e arranjamos outras brincadeiras que nos possam divertir.




Fazemos máscaras, brincadeiras,
partidas, desfiles,
e, por vezes
até as serpentinas
trazem folia,
mas escondem tristezas.

Ruben 7º - 1

VIVA A FOLIA, VIVA A ALEGRIA
No Carnaval, ninguém leva a mal todas as brincadeiras esquisitas que fazemos. Este dia é de esquecer tristezas. Estás feliz e divertes-te com os palhaços. É uma época de bailes de máscaras. Festeja-se com serpentinas e confeti. Na terça-feira de Carnaval, fazem-se os desfiles repletos de divertimento. É um bom dia para conviver com os amigos.
No Carnaval ninguém leva a mal!
Hoje é dia de Carnaval,
hoje é dia de festejar
e de brincar!

Hoje é dia de mascarar
e de dançar com as serpentinas,
com máscaras,
mas fazendo tudo devagar…

Hoje é dia de alegria e folia,
não podiam faltar os palhaços
com as suas brincadeiras
e, claro, com a sua magia. Esquecer a tristeza
e conviver com os amigos
é um prazer,
é saber viver e receber
aqueles que nos proporcionam a beleza. Sílvia – 7º 1

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Savoir c'est aimer

Estas frases são o conjunto que resultou de uma pesquisa realizada pelos alunos de Língua Francesa (7º 1, 9º 1 e 9º 2) para o dia de S. Valentim. Espero que gostem.
L'amour ne voit pas avec les yeux, mais avec l'âme. (William Shakespeare)
La courbe de tes yeux fait le tour de mon coeur (Paul Eluard)
Il n'y a qu'un remède à l'amour: aimer davantage. (Henri David Thoreau)
La mesure de l'amour c'est d'aimer sans mesure. (Saint Augustin)
La vie est une fleur. L'amour en est le miel. (Victor Hugo)
Aimer c'est trouver sa richesse hors de soi. (Alain)
Aimer c'est savourer au bras d'un être cher. (Victor Hugo)
Aimer c'est bien; savoir aimer, c'est tout. (Chateaubriand)
L'amour est un poème, la poésie est la vie! Toi, tu es ma poésie d'amour.
Les seuls beaux yeux sont ceux qui vous regardent avec tendresse. (Coco Channel)
Le fond du coeur est plus loin que le bout du monde. (Proverbe chinois)
Ce que les yeux peuvent regarder, les oreilles écouter, n'est rien à comparer de ce que le coeur peut éprouver. (Jeanne D'Arc Plessy)
À qui sait bien aimer, il n'est rien d'impossible. (Pierre Corneille)
Suis ton coeur, pour que ton visage brille durant le temps de ta vie. (Proverbe égyptien)
Il n'y a que le coeur qui aille aussi vite que les hirondelles. (Proverbe français)
Un(e) ami(e) c'est celui(celle) qui ne te cache pas la vérité. (Benji)
L'amitié: c'est accepter chez les autres ce que l'on ne tolère pas chez soi. (Eugène Beaumont)
Alunos de 7º 1, 9º 1 e 9º 2

Amor infinito

O amor nunca tem fim,


por isso é que Deus


inventou o dia de S. Valentim!




Quando eu o vi


o meu coração bateu:
tim, tim, tim... e eu,

com aquele amor, percebi

que era dia de S. Valentim.




Aquele rapaz olhou-me


e sentiu algo por mim.


Eu bem disse:


"o amor não tem fim"!




Juliana - 5º 1

domingo, 8 de fevereiro de 2009

La vie scolaire et les loisirs

Salut! Je m'appelle Ana Inês et j'ai douze ans.
J'ai une semaine scolaire très complète! À 8,30h, je vais à l'école. À 12h, je vais à la cantine, prendre le déjeuner. À 14h, j'ai des cours. À 17.30h, je vais chez moi. À 22h, je vais dormir.
J'adore le portugais, l'anglais, les sciences et la chimie. J'aime les maths, la géographie, l'histoire et le français. Je n'aime pas l'éducation physique.
Comme loisirs, en géneral, j'écoute de la musique ou je fais de la natation. J'écoute de la musique hard rock, parce que c'est très cool et j'aime le rythme. J'adore les Korn, Les Likin Park et les System of Down.
Je fais de la natation parce que c'est relaxant et amusant.
J'aime l'écrite. J'écris des histoires de science-fiction et de terreur.
J'aime la lecture. Je lis des livres de science-fiction et de terreur.
À bientôt.

Ana Inês 7º 1



Je m'appelle João et le week-end j'étudie pour les tests. Je fais mes devoirs, je regarde la télévision et je joue playstation.
Parfois, je sors avec mes amis.
Le temps d'étude?Je fais mes devoirs et le lundi, le mercredi et le vendredi je joue le handball au pavillon Álvaro Magalhães.
Mes passetemps préférés sont: jouer playstation, lire un livre, regarder la télévision et surfer sur Internet.
À l'école, ma matière préférée est l'anglais. J'adore le français et les maths aussi.
Je suis un élève de EB 2,3 de Lamego.
J'adore mon école!

João Taveira 7º 1

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Curiosidade de Lebre

Era uma vez um crocodilo que vivia num lago muito esverdeado e mal tratado. Um dia, quando o crocodilo estava numa das margens do rio a tomar sol, apareceu uma lebre que lhe perguntou:
- Bom-dia! Como te chamas?
- Eu sou o Zecazonzo. E tu?
- Eu sou a Magie - respondeu a lebre. O que é que andas a fazer?
- Estou a tomar sol para que de noite possa permanecer no lago bem quentinho. E tu?
- Eu estava a meio de uma corrida contra uma tartaruga, mas tenho muito tempo para chegar à meta. Ela anda mais devagar do que a minha irmã que nasceu há sete meses. Tenho um bocadinho de tempo para conversar contigo - acrescentou a lebre.
Assim estiveram uns momentos a olhar o lago, até que a Magie perguntou:
- Ó Zecazonzo, o que é que os crocodilos comem?
- Nós comemos insectos, caranguejos, rãs, peixes e aves aquáticas...
- E como os caçam?
- Caçamo-los com os nossos dentes bem afiados - respondeu o crocodilo.
A lebre começou a sentir medo. Mas o Zecazonzo descansou-a:
- Não te preocupes porque não te vou fazer mal. Passámos a ser amigos!
- Pois é! Como somos diferentes! A Natureza fez-nos assim e assim continuaremos, mas respeitando-nos, não é verdade?
- É mesmo isso.
- Agora tenho de ir. A tartaruga deve estar a passar por aqui. Foi uma boa forma de te conhecer.

Ana Raquel 5º 1

O Mar, que medo!


Quando fui ao mar
Não passava da sua beira,
porque tinha medo de
me afogar!

Um dia
não resisti e fui nadar.
Quando regressei
desatei a chorar.

Cheguei a casa
todo a congelar.
Acendi uma vela e finalmente
o gelo começou a... descongelar!

Fui apanhar sol,
já estava muito calor.
Fui refrescar-me,
esqueci-me de tudo
quase me ia a afogar.

Mas quase, quase a afogar-me,
veio a minha mãe a tempo
de me dar uma bofetada e...
me acordar!

Rui Pedro 5º 1 "Conspiração da Escrita"

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Para mim,tudo é vida,amor,lutar e agradecer...




A vida é crescer, é aprender, é compreender!

A vida é alegria, é riso

são os amigos, é o Amor!

A vida é dar e receber conselhos e carinho.

Ela é, também, humildade, honestidade e VERDADE.

A vida é ganhar e perder amigos

Muitas vezes arrependimento, tomar decisões, resolver problemas...

A vida é feita de traições, de mentiras e desilusões,

mas é, ainda, sentir falta de alguém.

A vida é saber ouvir o outro

algumas vezes, chorar.


Amor é dar as mãos a outra pessoa

é sentir o que o Amor tem de verdadeiro!

É ser-se frontal com o outro

é acreditar que tudo pode dar certo,

é sentir-se amado.

Amar é sofrer, é, por vezes, uma desilusão!

Amar é lutar, é compreender, é chorar,é gritar em alguns momentos,

é ser cruel ao ver um amigo feliz dizer que tudo está mal!


Lutar é querer aproveitar o melhor da vida,

é querer ver um amigo feliz,

é olhar o futuro e dizer "eu consigo"!

Lutar é chegar onde queremos, é ser livre,

é ver a vida de outra maneira.

Lutar é querer ser feliz,

é dar um sentido à vida.

É não desistirmos, é sofrer, é ter força de vontade

Lutar é não sermos egoístas...


Agradece aquilo que te dão.

Agradece a educação, e pratica o perdão.

Agradece a quem te abre o caminho da verdade, os conselhos que te dão.

Agradece a frontalidade, o amor, a humildade

que os outros te ensinam,

por confiarem em ti,

por te saberem o praticante da justiça e da VERDADE!

Obrigada a todos os que me têm ensinado a estudar

a respeitar e a... partilhar!




Vera Lúcia Santos Guerreiro

nº 14 - 9º 1 EB 2/3 de Lamego