terça-feira, 24 de março de 2015

As luzes brilharam na semana da leitura do AELC

Este é o Ano Internacional da Luz, proclamado pela UNESCO. Esta escolha do tema da luz e a sua pertinência no mundo atual, quer na ciência, quer nas aplicações da luz criaram tecnologias revolucionárias com efeito na melhoria da qualidade de vida a nível mundial. As suas aplicações na saúde, comunicações, economia, ambiente e sociedade são exemplos da abrangência deste tema e o seu potencial educativo apresenta ligações a todas as áreas do conhecimento. Este projeto internacional e nacional tem os principais objetivos:
- promover as tecnologias da luz como fator de melhoria de qualidade de vida no mundo,
- reduzir a poluição luminosa e o desperdício de energia;
- promover o envolvimento dos jovens na ciência;
- promover a educação entre os jovens;
- promover o desenvolvimento sustentável.
Estas comemorações são a oportunidade única, à escala mundial, para inspirar, educar e ligar as populações de todo o mundo. Também alguns alunos do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, apresentaram atividades que têm vindo a desenvolver sobre o tema da luz, ao nível de Português, Inglês, Matemática, Educação Moral e Religiosa Católica, clube de escrita e clube de teatro. Aproveitando momentos da semana da leitura, na presenção de outras turmas, de professores e de muitos dos seus encarregados de educação, deram a conhecer o que significa para eles o tema da luz. Apresentaram-se com poemas originais, outros retirados de escritores da nossa literatura, uma peça de teatro sobre três grandes nomes do mundo da ciência da luz e das tecnologias (Einstein, Steve Jobs e Bill Gates), que a todos surpreendeu com as elevadas performances dos atores, recitações em conjunto com pequenas apresentações de EMRC, poemas em Inglês, ditos e com muita expressividade, com uma preparação nas aulas de Matemática sobre a fórmula de Einstein. Finalmente, por ser Dia do Pai, nada melhor do que dedicar palavras sentidas a todos os pais, uma vez que também ele, o Pai, é uma luz importante nas nossas vidas. A atividade intitulava-se "A luz nos caminhos do saber", pois foi um trabalho interdisciplinar trabalhado ao longo de algumas semanas.

Passamos aqui alguns desses textos e momentos que muito nos orgulham.


 



Luz

Para mim, a Luz
é um raio de sol
que na praia deitada
não para de me acariciar.

Era uma vez
um raio de sol
mais conhecido como Luz
tem dez anos
e a todo o lado me conduz.

Certa tarde a passear
com a luz
explicou-me que devia viajar.
Fiquei a delirar
por ver os cruéis a regressar.

O rei dos ventos
o rei dos trovões
a rainha da escuridão
mas o pior
era não ter a Luz para me guiar.

No entanto,
decidi chamar por ela
mas não me ouviu.
Repeti mas não respondeu.
Até que vi um pouco de luz.
e tudo aconteceu.

Era uma vela que estava acesa.
consegui ver a Luz e seguir na direção.
Cheguei e gritei o nome dela
até que me ouviu e fez uma serenata bela.

Parou de andar,
rasgou os céus,
pôs aqueles reis e rainhas
dali para sempre voar.

E com a reconciliação dos pais...
ainda foi mais fácil.
Então a Luz chegou perto de mim
 e disse:
"A união vence tudo e a tudo diz que sim."

Patrícia - 6º B


A luz que me iluminou

Era noite, noitinha cerrada.
Olhava eu para o céu.
Nem uma única estrelinha lá em cima,
tudo escuro como breu.

Mas eis que lá no cimo
apareceu uma luzinha,
pequena, pequenininha,
e completamente sozinha!

"Ó luzinha, ó luzinha,
tu que brilhas aí no céu.
Estás sozinha?"
- perguntei eu.

"Estou aqui muito sozinha
nem a lua me faz companhia.
Podes vir brincar comigo?
Queres ser meu amigo?"

Eu aceitei o convite
e subi por uma escadinha
feita de nuvens constipadas
sempre a deitar uma ou outra gotinha.

E quando cheguei lá
tudo se iluminou.
Primeiro, um candeeiro
a seguir outro...
e assim se passou...

No final, veio o sorriso branco
que fez a noite renascer.
"Obrigada" - disse a estrelinha -
"Por fazeres a noite nascer".

"Eu não fiz nada.
Como é que isto aconteceu?"
Estava confuso e cansado
sem pensar no que me deu.

Como é que não percebi logo
que a luz é a amizade?!
Despedi-me então da minha amiga
que era cheia de bondade.

Deitei-me um segundo,
mas um raio de sol me acordou.
Estava de rastos, cheio de sono,
mas, pelo menos, a luz triunfou. 


João Nuno - 6º B


Pai, meu pai

Começaste como eu
dentro de uma barriguinha.
quando a avó te teve
devia estar muito gordinha.

Não sei porque é que já não és como eu.
Afinal és só uma criança crescida.
Já não te divertes, só pensas em trabalho,
é como se não tivesses vida.

Adoro aquelas partes do dia
em que me afogo nos teus abraços.
Em que vejo que és o melhor dos pais
e que quero seguir os teus passos.

Quando me viste pela primeira vez
sabias que era a tal.
o teu olhar revistou-me
e disse-te que era especial.

Pegaste em mim, eu sorri.
Acalmaste-me a alma.
Choros e gritos
paravam com a frase "Tem calama!"

Cresci, aprendi a andar.
e tu sempre a assistir.
Não me largavas um segundo
não me deixavas fugir.

Fui para o infantário
e depois de o acabar
apoiaste-me sempre
e os obstáculos ultrapassar.

Sabes do que estou a falar, não sabes?
Era a escola,
que me motivavas sempre a ir
com um sorrisinho na sacola.

Fiz lá muitos amigos novos
que não conhecia de lado nenhum,
mas tu ensinaste-me a não ter vergonha
a não ser uma miúda comum.

E se me lembro bem,
onde mais me motivaste?
No exame nacional,
nesta prova difícil me apoiaste.

E quando passei nele
tu ficaste orgulhoso,
festejaste comigo
foste um pai maravilhoso.

E chegou o 5º ano
já eu estava preparado.
Ouvi sempre os teus conselhos,
e tudo com verdadeiro agrado.

Tantas coisas que eu fiz
nesse ano maravilhoso!
tu ajudaste-me muito
por seres tão carinhoso.
E quando tudo corria mal,
e parecia não haver solução,
lá estavas tu
para me consolar com a voz da razão.

Dizes que me amas
e eu creio em ti,
porque eu sei quem tu és,
sei que estarás sempre aqui.

Olho-te nos olhos
e digo-te assim:
- Adoro-te, Pai.
nunca fujas de mim.
 
E mesmo que um dia estejas longe
vou-me lembrar de ti,
porque tu estás no meu coração,
mesmo aqui como uma oração.

E quando estás a trabalhar
presionado e stressado,
vou-te deixar continuar
para comigo não ficares zangado.

E no final do dia
Pões-te a descansa,
lá no sofá deitado,
meio a dormitar.

Defendes-me de todos
até da mãe.
Quando estou certa,
e errada também.

E se me ralhas,
estejas certo ou errado,
eu obedeço-te,
porque sou o teu filho, 
mas o teu filho tão amado.

És o pai passarinho
que deixa a filha voar.
quero ser livre como tu
e por aí andar, andar...

Adoro-te muito
e sempre te irei adorar.
O mundo está ao contrário
se o pai o filho não amar.

És o meu super-herói
que me está sempre a salvar
das confusões do dia a dia,
das asneiras que estou sempre a planear.

Tens um sexto sentido de pai
pressentes o que está para vir.
Sabes cada passo que eu dou
És o herói que o vilão vai impedir.

Para onde quer que vás,
leva-me contigo.
Vou ser o teu companheiro,
o teu melhor amigo.

Gosto de te ver
em silêmcio a cantar,
que me amas, que ma amas
e que me irás sempre amar.

Sabes quem eu sou
mas falo daquela parte dentro de mim.
És o meu pai
nasceste para sorrir sempre assim.

E nesta estrofe final
só te quero dizer:
- Não deixes de me amar
nunca me deixes perder.


João Nuno Santos - 6º B
Uma estrofe para cada aluno da turma para o Dia do Pai 



Sem comentários: