quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A minha pequena, mas encantadora comunidade – Samodães

O texto que aqui se insere faz parte de um projeto europeu de etwinning.


A localidade onde vivo chama-se Samodães, pertence ao concelho de Lamego e localiza-se a sete quilómetros da cidade. É uma freguesia típica do Douro Vinhateiro em que predominam as vinhas e ao fundo o melancólico rio Douro.
A arquitetura das casas é, na sua maioria, rural, de cor branca no exterior e telhados de telha tradicional. Muitas das casas encontram-se abandonadas e algumas em mau estado de conservação. As pessoas não têm posses suficientes para as poderem reparar ou melhorar.
Algumas das casas mais antigas têm lugares em pedra no rés do chão que utilizavam para o fabrico do vinho.
Samodães tem cerca de quatrocentos habitantes, sendo a maioria constituída por idosos, embora haja algumas crianças e jovens em idade escolar (como eu e o meu irmão).
Os seus habitantes trabalham na agricultura, em pequenos terrenos dos próprios, cultivando a vinha, legumes, oliveiras e árvores de fruto.
As principais atividades económicas são a agricultura, um pequeno comércio e dois cafés, que são locais de convívio das pessoas da terra.
Há habitantes que exercem outras profissões fora da freguesia como: jardinagem, motorista, ensino, etc.
O património mais importante é a igreja matriz, a casa brasonada, que pertenceu aos condes de Samodães, duas capelas e algumas quintas com tradições na produção de vinho do Porto, nomeadamente aquela onde vivo eu, os meus pais e os meus irmãos.

Nota informativa:

- Conde de Samodães

O 1º conde de Samodães foi um importante militar no século XIX.
O 2º Conde de Samodães foi um ilustre político e autor de diversos livros de caráter científico e filosófico. Também foi deputado, ministro das Finanças, presidente da Câmara do Porto e fundador de uma instituição de solidariedade do Porto com a designação de S. Vicente de Paulo.


Mariana – 6º 4

4 comentários:

Anónimo disse...

Mariana,

Parabéns escreves-te um ótimo texto.Eu, que nem conheço Samodães,estou com vontade de conhecer!

Continua assim,interessada.

Ana Margarida 6º4 nº3

Anónimo disse...

Mariana,
Estás de parabéns por teres escrito um texto tão bonito, com pontuação e vocabulário adequado.
Tens muita sorte em viver em Samodães! Deve ter pouca povoação e, como é uma freguesia pequena nunca te perdes(penso eu). Podes andar à vontade, podes correr, saltar, brincar, rir, cantar, falar, conviver... É uma maravilha. E Samodães deve ser uma freguesia linda!! Aproveita!!

Ana Filipa-6º4

Anónimo disse...

Mariana .
Muitos parabéns linda.
Sabes que eu sou da Sao Jeão Penajoia e eu tenho ai familia como tu sabes e essa terra a onde vives é uma terra muito gira aproveita enquanto tens essa terra linda .
Eu tambem adorava de viver ai ao teu lado mas enfelizmente nao posso porque eu nao sou daí.
Aserio muitos parabéns estou muito orgulhosa de ti e do teu texto .Para terminar mando um beijinho muuito grande .
Beatriz Azevedo 6º4 nº7

Anónimo disse...

Mariana:
Olá!Estou a escrever este comentário para saberes que gostei muito do teu texto, também acho que deves escrever mais sobre a tua terra.
Tens muita sorte não viver na cidade, porque como sabes no povo é tudo mais alegre e da mais vontade de fazer coisas ou ar livre...
Um grande beijinho da tua amiga Filipa que te adora.

Filipa 6º4