segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Comemorar e aprender com Guy Fawkes


Guy Fawkes (York, 13 de abril de 1570 - Londres, 31 de janeiro de 1606) , também conhecido como Guido Fawkes, foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e os membros do Parlamento inglês durante uma sessão, em 1605, para assim dar início a uma revolta católica. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento durante a sessão.
Porém, a conspiração foi desarmada e após ser interrogado sob tortura, Fawkes foi condenado à forca por traição e tentativa de assassinato. Outros  participantes da conspiração acabaram por ter o mesmo destino. A sua captura é celebrada, até à atualidade, no dia 5 de novembro, na "Noite das Fogueiras" (Bonfire Night).
Guy Fawkes nasceu na cidade de York e converteu-se ao catolicismo aos dezasseis anos. Como soldado, era especialista em explosivos. Por ser simpatizante dos espanhóis, católicos, adotou também a versão espanhola com o nome francês Guido.
Alunos do 6º A
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego


2 comentários:

Anónimo disse...

Está muito giro.

Unknown disse...

E assim se consegue motivar e fazer um trabalho em equipa, aprendendo sempre coisas novas e diferentes.